Meteorologia
Hoje:
Hoje
mín: 5°
máx: 18°
Amanhã:
Amanhã
mín: 5°
máx: 16°
Enviar por E-mail
Imprimir esta página
Pesquisar
Voltar ao Início
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
       
 
Município > Juntas de Freguesia > Santa Maria
Santa Maria
Presidente da Junta
geral@jf-santamaria.pt
presidente@jf-santamaria.pt
www.jf-santamaria.pt
Tel: 273 322 181; 939012637 Fax: 273 329 380
Rua Eng.º José Bessa, nº 16
5300 - 034 Bragança
Composição da Junta
Jorge Manuel Esteves de Oliveira Novo Presidente PPD/PSD
José Júlio Vaz Pires Secretário PPD/PSD
Carla Alexandra Lopes Moreira Tesoureira PPD/PSD
Composição da Assembleia
Valdemar dos Santos Roca Presidente PPD/PSD
Jorge dos Santos Moreira 1º Secretário PPD/PSD
Lia Cristina Lopes Montanha Carrapatoso 2º Secretário PPD/PSD
António José Lousada Vogal PPD/PSD
Eleutério Manuel Alves Vogal PPD/PSD
José Manuel Morais Gomes Vogal XIII
Manuel Joaquim Moredo Vogal PS
Maria Julieta Bruno Alves Vogal PS
Pedro José Pires Rego Vogal PS
Atendimento ao Público:
2.ª a 6.ª feira: 09h00 - 12h30 (manhã) e 14h00 - 17h30 (tarde).

Audiência Pública com o Presidente:
Todas as Quartas a partir das 17:00h

Área:
13,999 Km2

Distância à sede de concelho: 0 Km

Actividades económicas
Agricultura, pequeno comércio e serviços.


Festas e Romarias

O carácter religioso das suas gentes perpetuou-se ao longo dos tempos e, por isso, não admira que, ainda hoje, as celebrações religiosas continuem bem vivas, quer ao nível das práticas mais comuns, como a Eucaristia dominical ou as procissões, quer pelas festas e romarias em honra dos seus santos mais devotos, como é o caso de Santo Antão, em Janeiro, S. Sebastião, a 20 de Janeiro, S. Lázaro, no quarto Domingo da Quaresma, Santo António das Carvas, a 13 de Junho, S. Bento, Senhora da Saúde e Divino Senhor da Piedade, a 11 de Julho, Senhora do Sardão, a 15 de Agosto, Sagrado Coração de Jesus da Seara, no segundo Domingo de Agosto, Nossa Senhora das Graças, a 22 de Agosto e São Bartolomeu, a 24 de Agosto.  
  • Santo Antão
    A festa em sua honra celebra-se em Janeiro como o já famoso almoço de bacalhão.
  • São Sebastião
    Nascido em Milão, terra de sua mãe, ou em Narbona, terra de seu pai, Sebastião passou a maior parte da sua vida em Roma, ao tempo do Imperador Diocleciano. Soldado do exército romano, foi denunciado e preso por ser cristão e divulgar a sua doutrina. O Imperador tentou, em vão, dissuadi-lo, acabando por condena-lo à morte. Crivado de flechas, Sebastião foi encontrado por Irene, uma cristã, que, ao retirá-lo da árvore onde o tinham pendurado, verificou que o seu corpo ainda estava com vida. Levado para casa de Irene, Sebastião restabeleceu-se e foi-se apresentar ao Imperador, que ordenou o açoitassem até à morte. O seu cadáver acabou por ser descoberto por Lucina, a quem o Santo apareceu em sonhos, pedindo que o sepultasse nas catacumbas, ao lado dos Apóstolos. Não muito distante, junto à Via Apia, foi, posteriormente, erguida uma basílica em sua honra, tornando-se, durante a Idade Média, um centro popular de devolução e peregrinação.
  •  São Lázaro
    Lázaro, irmão de Marta e Maria, foi, juntamente com suas irmãs, um dos amigos de Jesus. Viveu a sua vida em Betânia, onde acabou por falecer. Em Jerusalém, a sua festa celebra-se a 17 de Julho.
    Em Santa Maria, a festa de São Lázaro, também conhecida como Festa das Laranjas, atrai um grande número de devotos, não só da cidade, mas também da vizinhança.
  • São Bento
    São Bento nasceu em Núrcia, Itália, pelo ano de 480, vindo a falecer em 547. Conhecido pelos seus milagres e pela sua professia, é graças à grandiosidade da sua obra, que são Bento é considerado pai e padroeiro da Europa, patriarca dos monges do ocidente, padroeiro da Diocese de Bragança-Miranda e da Paróquia de S. Bento e S. Francisco. A sua Festa celebra-se a 11 de Julho, precedida por uma novena,  à qual ocorrem muitos fiéis.
  • Senhora da Saúde
    Junto ao Poço do Rei, encostada aos muros do Castelo, encontra-se a Capelinha de Nossa Senhora da Saúde. A sua devoção vem de tempos imemoráveis e congrega a maioria dos habitantes da cidade. A festa realiza-se juntamente com a de S. Bento, a 11 de Julho.
  • Divino Senhor da Piedade
    A festa em sua honra tem lugar no dia 11 de Julho.
  • Senhora do Sardão
    Padroeira da freguesia de Santa Maria, a festa em sua honra tem lugar no dia 15 de Agosto, instituído como Dia da Freguesia. As celebrações são integradas nas festas da cidade, que, regra geral, ocorrem de 10 a 22 de Agosto de cada ano.
  • Sagrado Coração de Jesus, nas Quintas da Seara
    Quintas da Seara têm como patrono o Sagrado Coração de Jesus. A construção da Igreja foi iniciada no ano de 1991, a expensas do povo, juntamente, com o Pároco. É a primeira Igreja na Diocese dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Destaque para o belíssimo painel de azulejos, da pintora Ofélia Marrão, que representa Cristo na cruz entregando o mundo a Nossa Senhora, na pessoa de S. João, e este, representando a Humanidade, recebe Nossa Senhora como mãe. Aos pés de Jesus Cristo estão os Santos e pecadores em caminhada para o Pai. A festa do Sagrado Coração de Jesus celebra-se no segundo Domingo de Agosto.
  • Senhora das Graças (22 de Agosto)
    Padroeira da cidade de Bragança e, em honra da qual, se celebram as grandiosas Festas da Cidade de Bragança. Estão são organizadas pela Câmara Municipal, pelas duas Juntas de Freguesia da cidade (Sé e Santa Maria) e pela Comissão Fabriqueira da Igreja de Nossa Senhora das Graças.
  • São Bartolomeu
    Bartolomeu, ou segundo alguns Teólogos Natanael, foi um dos Doze Apóstolos, tornando-se depois da morte do mestre, um dos arautos da Boa Nova. Ao que parece terá estado na Índia e, posteriormente, na Arménia Maior, onde converteu o Rei Polímio, sua esposa e a mais de doze cidades, acabando mártir às mãos dos seus inimigos.

Em todas estas festas religiosas se celebra missa solene, procissão e grandioso arraial, com a actuação de grupos e bandas locais, nacionais e, até, internacionais.

Fonte: "Portugal Século XXI - O Nosso País"

Património
Igrejas de Santa Maria, S. Francisco, S. Vicente e S. Bento, Castelo, Muralhas, Porta da Vila, Domus Municipalis, Museu Abade de Baçal e Museu Militar.

Gastronomia
Fumeiro (derivados da matança do porco), cozido à portuguesa, posta de vitela, folar da Páscoa e feijoada à transmontana, pão caseiro, fumeiro regional, queijos de ovelha e cabra feitos de forma artesanal.

Artesanato

Rendas e bordados, cestaria em verga, carpintaria, marcenaria, como o fabrico de jugos, arados e outras alfaias.

Colectividades
Associação Cultural e Recreativa das Carvas, Mini Banda de Bragança e Obra Social do Padre Miguel.

Orago
Santa Maria.

Feiras

Trimensal (3, 12 e 21) de cada mês.
CaracterizaçãoCaracterização
Tamanho do Documento: 554,92 Kb
 
Mensagem do Presidente
Perguntas Frequentes
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
Teatro Municipal de Bragança
Museu Ibérico da Máscara e do Traje
Bibliotecas Municipais de Bragança
BAM - Biblioteca Adriano Moreira
Fundação Os Nossos Livros
A minha rua
Newsletter

Para estar a par das novidades relacionadas com o Município de Bragança, insira o seu e-mail:

Rodapé
Galeria
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
FotosVídeosPanorâmicas 360º
Rodapé
 
Barra
Acessibilidade Feed RSS
Contactos: Forte S. João de Deus 5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299
Powered by NetMunicípio
© 2009 C. M. Bragança