Meteorologia
Hoje:
Hoje
mín: 5°
máx: 18°
Amanhã:
Amanhã
mín: 5°
máx: 16°
Enviar por E-mail
Imprimir esta página
Pesquisar
Voltar ao Início
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
       
 
Cultura > Jogos Populares
Jogos Populares
(...) Aceita-se normalmente, em termos de definição, o princípio de que os jogos populares valem como forma de passatempo, descanso, recreio e divertimento. Parece-nos, contudo, que por trás deles houve sempre e há ainda um sentido estético e pedagógico que enforma todas as actividades culturais das nossas gentes rurais. Atente-se, a título de exemplo, no que se passa com o teatro popular, ainda vivo nos autos populares em cena aqui ou ali com infeliz irregularidade; atente-se no que se passa com as festas dos rapazes em algumas aldeias da Lombada ou ainda com as festas do ramo no Natal, com os reis, com a serra das velhas, etc.

Inerente à função recreativa, encontramos na origem e desenvolvimento dos jogos a preocupação de transmitir aos mais novos determinados conhecimentos e formas de vida que constituem o saber colectivo. Por outro lado, encontramos também a preocupação de exceder a execução dos companheiros/adversários, na tentativa de os vencer em feitos e de os suplantar na admiração e reconhecimento colectivos. Assim se sentia e vivia o jogo em épocas não muito remotas em que ele fazia parte do dia a dia das nossas comunidades rurais - divertimento e treino para os trabalhos ou para as necessidades da vida, competição consigo próprio e com os outros, numa tentativa de ultrapassar os feitos e a memória passados e de se perpetuar no futuro.

(...) Os nossos jogos são uma riqueza cultural grande que precisa de ser conhecida e preservada. Pensamos que a cultura é vida e, como tal, compete-nos a todos mantê-la viva. Os jogos, como elemento da nossa cultura, têm de manter-se vivos também e de fazer parte do nosso quotidiano, com um calendário próprio e adequado ao seu carácter e ao nosso quotidiano moderno.

Fonte: In "Jogos Populares”  Brigantia Vol. X - n.º 4 -1990
 
Mensagem do Presidente
Perguntas Frequentes
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
Teatro Municipal de Bragança
Museu Ibérico da Máscara e do Traje
Bibliotecas Municipais de Bragança
BAM - Biblioteca Adriano Moreira
Fundação Os Nossos Livros
A minha rua
Newsletter

Para estar a par das novidades relacionadas com o Município de Bragança, insira o seu e-mail:

Rodapé
Galeria
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui
FotosVídeosPanorâmicas 360º
Rodapé
 
Barra
Acessibilidade Feed RSS
Contactos: Forte S. João de Deus 5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299
Powered by NetMunicípio
© 2009 C. M. Bragança