Passar para o Conteúdo Principal

Testada a segurança no Aeródromo Municipal de Bragança

Destaque 1 720 1000
16 de Março de 2017

“Este aeródromo é tão seguro como qualquer aeroporto nacional e internacional, como bem se comprova no balanco positivo que resulta deste exercício”.

 Uma garantia deixada pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, após o exercício à escala total, que se realizou a 15 de março, com o objetivo de testar o Plano de Emergência para Aeronaves do Aeródromo Municipal de Bragança e avaliar a capacidade de reação do Aeródromo perante um eventual acidente que ocorra nas suas infraestruturas.

No total, 60 meios humanos estiveram no terreno para fazer face às consequências que resultaram de um fogo que deflagrou num dos motores da aeronave, proveniente do Aeródromo Municipal de Vila Real com destino a Bragança e que foi obrigada a aterrar de emergência.

A tripulação não consegue desenvolver qualquer ação de evacuação da aeronave, sendo se mantêm, juntamente com os passageiros, dentro da aeronave.

Na sequência do acidente, foram acionados os meios, cujo primeiro tempo de resposta foi de um minuto e oito segundos, abaixo dos dois minutos referenciados pela Autoridade Nacional de Aviação Civil.

Após o exercício à escala total, as entidades “participantes” reuniram para efetuarem um briefing, em que se destacaram os obstáculos e as dificuldades encontrados, bem como os pontos a melhorar..

Neste exercício estiveram envolvidos meios do Aeródromo Municipal de Bragança, Aerovip, Autoridade Nacional de Aviação Civil, Autoridade Nacional de Proteção Civil (CDOS Bragança), Município de Bragança, Corporação de Bombeiros Voluntários de Bragança, Corporação de Bombeiros Voluntários de Izeda, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Bragança, Guarda Nacional Republicana, Instituto Nacional de Emergência Médica, Polícia de Segurança Pública, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Serviço Municipal de Proteção Civil e Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Recorde-se que no Plano de Emergência para Aeronaves do Aeródromo Municipal de Bragança estão contempladas ações a serem desenvolvidas para fazer face a diversas situações tipificadas de emergência, onde os procedimentos de coordenação e de comunicação estão evidenciados e as responsabilidades e obrigações de cada entidade estão devidamente identificadas de forma a assegurar uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos.

 Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU