Bragança: um território mais seguro

Destaque 1 720 1000
19 de Abril de 2017

Bragança é, a cada ano que passa, um território mais seguro e com mais qualidade de vida.

Esta foi a principal conclusão a que se chegou durante o Conselho Municipal de Segurança reunido, no dia 19 de abril, na Sala de Atos do Município de Bragança, e que contou com a presença de representantes de algumas das instituições do Concelho de Bragança, que integram este Conselho.

Pela Guarda Nacional Republicana foram apresentados indicadores estatísticos, a partir dos quais se concluiu que, de 2015 para 2016, se verificou uma redução de 29,05 % no número total de crimes, no Concelho de Bragança.

Relativamente às questões de segurança apresentadas pela Polícia de Segurança Pública, constatou-se uma diminuição, nos últimos nove anos, de 31,4% da criminalidade geral.

Segundo os números apresentados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, verificou-se, no último ano, uma redução do número de desempregados, no Concelho de Bragança, de 27,5%, enquanto que na região Norte a redução foi  de 14,5%.

Este é, mais, um importante indicador que comprova a crescente dinâmica empresarial deste território, no que concerne à criação de emprego e riqueza.

Pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, foi apresentada uma caracterização dos fluxos migratórios no Concelho de Bragança, tendo-se constatado que o número de estrangeiros residentes tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo a nacionalidade mais numerosa a Cabo Verdiana, seguida da Brasileira, devido às dinâmicas do Instituto Politécnico de Bragança.

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.