Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

SM’ARTE: II Festival de Street Art reabilita espaços e enche Bragança de cor

Desta 1 720 1000
12 de Junho de 2017

Bragança vai ficar, ainda, mais colorida com o Sm’arte - II Festival de Street Art, que decorre de 23 a 25 de junho nas ruas da cidade.

Apresentado à comunicação social, no dia 12 de junho, o Sm’arte - II Festival de Street Art, que se realiza com o mote “Bragança Uma Cidade de TODOS e para TODOS”, pretende envolver a comunidade local e atrair novos turistas ligados ao conceito de arte urbana.

Cor, criatividade e muita animação são bons motivos para juntar os amigos e a família e visitar a cidade. Nestes dias, os visitantes e fãs da boa gastronomia podem desfrutar dos pratos típicos transmontanos e aproveitar, ainda, o roteiro da Francesinha, com 17 restaurantes aderentes, que decorre em simultâneo.

“Bragança Uma Cidade de TODOS e para TODOS” é o tema da segunda edição do Sm’arte – II Festival de Street Art de Bragança que, de 23 a 25 de junho, vai movimentar as ruas da cidade, sobretudo no Bairro Social da Mãe d’ Água, onde terá lugar grande parte das intervenções dos artistas, bem como demonstrações e workshop de Parkour, Dança de Rua e Zumba Color.

Talento, conhecimento, participação, criatividade, sustentabilidade e inovação são alguns dos valores associados à iniciativa que reúne artistas, grupos de jovens e utentes de instituições locais com o objetivo comum de dar mais cor à cidade de Bragança.

São 11 os artistas oriundos de todo o país e do estrangeiro, a quem se juntam alunos de escolas do Concelho, e aos quais o Município de Bragança desafia a dar nova vida, através da arte, a espaços públicos, como empenas de prédios do Bairro Social da Mãe d’ Água, muro do Centro Ciência Viva e ponte pedonal do Forte São João de Deus, entre outros.

Draw, Bruno Santinho, Daniel Eime, Leon Keer, Lucky Hell, Contra, GLAM, MAR, The Caver, Trip Dtos e Duarte Saraiva, bem como alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e da Escola Superior de Educação de Braganca são os artistas e instituições convidadas.

Transformar Bragança numa referência nacional na reabilitação urbana, através do conceito de Street Art, estimular a participação e criatividade dos artistas em diferentes artes, melhorar a imagem da cidade, requalificar o espaço público e atrair novos turistas ligados ao conceito de arte urbana de rua são os objetivos desta iniciativa.

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, refere que “a primeira edição do Festival Street Art foi um verdadeiro sucesso. Conseguimos envolver a comunidade, reabilitar espaços, até então sem cor, e, no final, a cidade ficou com uma imagem mais criativa, mais jovem e mais dinâmica. Em 2017, renovamos o desafio e convidamos todos a participarem na iniciativa, porque Bragança é verdadeiramente uma cidade de todos e para todos.”  

 

Porquê Sm’arte?

Bragança é já conhecida e reconhecida como uma ecocidade e um território smart. Em 2015 e 2016, integrou o TOP 4 das cidades mais inteligentes de Portugal, assumindo-se, a cada dia, como um território participativo, criativo, inovador, atrativo e voltado para as pessoas. Na primeira edição, o tema do evento foi “Bragança Ecocidade”.

 

Mais em http://smarte.cm-braganca.pt

https://www.facebook.com/smartefest

Programa

Zumba Color

Parkour

 

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU