Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Bragança Granfondo foi um sucesso

Destaque 740x410 1 720 1000
17 de Julho de 2017

Nem o calor abrasador demoveu os 1500 ciclistas (oriundos de norte a sul de Portugal e de Espanha) que marcaram presença na edição inaugural do Bragança Granfondo, no dia 16 de julho. Um evento originário do Orçamento Participativo Bragança’16 que promoveu a Marca Bragança, dinamizou a cidade e as aldeias, nos seus mais diversos setores, como a hotelaria (com taxas de ocupação de 100%, para as 1400 camas disponíveis) ou a restauração, promovendo um estilo de vida mais saudável e o convívio entre todos os participantes.

Com partida e chega na cidade, a primeira edição do Bragança Granfondo teve como principal cenário alguns dos locais mais belos e emblemáticos da região do nordeste transmontano, como o Parque Natural de Montesinho ou a zona de fronteira com Puebla de Sanabria, onde foram muitos os locais que saíram à rua para animar o pelotão.

Esta prova pioneira na região foi dividida em três itinerários distintos: Granfondo (157km), Médiofondo (102km) e Minifondo (70km).

Dos 1500 participantes, 200 eram estrangeiros, 175 dos quais espanhóis, sendo que mais de 98% eram de fora do Concelho de Bragança. Com o dorsal n.º 1 partiu Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim'2008.

Com o dorsal n.º2 arrancou Hernâni Dias, Presidente da Câmara de Bragança, que concluiu o percurso com “um sentimento de orgulho”. “O cenário e envolvência deste percurso é estonteante, o que dignifica e valoriza a marca Bragança no seu todo”, disse o autarca, adiantando que “o balanço é extremamente positivo”. “Conseguimos, através do desporto, envolver a comunidade, dando visibilidade às suas tradições, como é o caso dos caretos, e às questões sociais. O próprio projeto advém do Orçamento Participativo, idealizado e votado pelos brigantinos”, referiu.

O evento teve, também, uma vertente solidária, onde foram oferecidas dez bicicletas à Obra Kolping, que acolhe crianças desfavorecidas, e doados 700 euros à ASCUDT (Associação Sócio-Cultural de Deficientes de Trás-os-Montes), angariados com as inscrições na Caminhada Solidária de 5 km, que percorreu as ruas da cidade de Bragança.

Um especial agradecimento, a todos aqueles que contribuíram para que este grande evento desportivo tivesse sido um sucesso, nomeadamente: GNR e PSP de Bragança, Ayuntamiento de Puebla de Sanábria, Bombeiros Voluntários de Bragança, Juntas de Freguesias e respetivas populações de Gimonde, Babe, S. Julião de Palácios e Deilão, Aveleda e Rio de Onor, Sé, Santa Maria e Meixedo, Quintanilha, Rio Frio e Milhão, França, Rabal, Espinhosela, Parâmio, Paçó (Vinhais),Gondesende, Donai e à Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Associação Velo Clube, Associação Cicloturismo de Bragança, Club El Pinar de Puebla de Sanábria, Motocruzeiro de Bragança, Associação de Caminheiros Enzonas, Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, Conservatório de Música e Dança de Bragança, Banda Filarmónica de Bragança, Associação Coral Brigantino Nossa Sra das Graças, Escola de Gaiteiros e Tocadores da Lombada, Associações de Caretos de Pinela, Salsas e Parada, Serviços Sociais da Câmara Municipal de Bragança, Bombeiros, Médicos e Enfermeiros Voluntários.

Classificações em https://www.classificacoes.net/modalidades/ciclismo/braganca-granfondo

 

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU