Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Centenas correram até às origens no Zoelae Trail

Destaque 1 720 1000
14 de Agosto de 2017

Pela primeira vez, no dia 13 de agosto, o Município de Bragança organizou, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem, o Zoelae Trail, uma corrida composta por três categorias [trail longo (25km), curto (17km) e caminhada (8km)] onde participaram 320 pessoas.

“O Zoelae Trail surgiu através do Orçamento Participativo, uma estratégia do Município para estimular a participação das pessoas. Nesse sentido, este projeto cumpriu a sua função, quer durante o período de votação, quer na sua consumação, com muitas pessoas a aderir a esta iniciativa”, disse Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, adiantando que este foi “um desafio ganho”. “Esta prova trouxe muita gente de fora a Bragança pelo gosto de correr e que irá regressar, porque gostaram do que aqui viram e viveram. Esta experiência coincide com a nossa ideia de promoção do território, funcionando como um excelente veículo de divulgação deste território”, afirmou, explicando depois que esta prova “não se resume apenas às questões desportivas”. “Mais do que o desporto, o Município fez questão de promover e divulgar a história do povo, para que quem nos visite leve consigo algo histórico e relativo às origens da identidade do povo brigantino”, resumiu.

O Zoelae Trail aconteceu no território ocupado por uma sociedade pré-romana chamada ZOELA, um povo reconhecido pela sua bravura e gosto por acolher visitantes que se acredita ter ocupado a região de Bragança em tempos remotos.

Nesta primeira edição, as provas decorreram na Serra de Nogueira, local onde existe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa, tendo o trail curto e longo iniciado junto ao Mosteiro de Castro de Avelãs e terminado no Castelo de Bragança.

Esta prova, promovida pelo Município de Bragança, com organização da empresa t’inc, contou com a colaboração da PSP, GNR, Bombeiros Voluntários de Bragança, Juntas de Freguesia de Castro de Avelãs e Nogueira, Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Instituto Politécnico de Bragança, Museu Militar de Bragança, Diocese de Bragança-Miranda, Associação de Atletismo de Bragança, Ginásio Clube de Bragança (que nesse dia comemorou o 30.º aniversário) e Agrupamento de Escuteiros XVIII de Bragança.

 

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU