Jovens brigantinos no Orçamento Participativo Portugal

Foto destaque 740x410 1 720 1000
23 de Outubro de 2017

Bragança acolheu, no dia 21 de outubro, o encontro de participação do Orçamento Participativo Jovem Portugal, uma reunião que visava esclarecer dúvidas a jovens interessados em tomar parte nesta iniciativa, à escala nacional, de apresentação e votação de projetos de investimento público.

O encontro decorreu na delegação de Bragança do Instituto Português da Juventude e contou com a participação de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, que destacou o “brio das candidaturas elaboradas por jovens brigantinos, que irão competir com outros projetos provenientes de centros com maior densidade populacional e que, dado o sistema de votação, estarão sempre mais perto de vencer. Este sistema é injusto, já que não privilegia a descentralização e trata de igual forma os diferentes territórios”.

O OPJ é destinado a cidadãos nacionais e estrageiros a residir legalmente em Portugal, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos. As propostas admitidas devem incluir-se nas áreas temáticas de desporto inclusivo, educação para as ciências, inovação social e/ou sustentabilidade ambiental, até ao montante máximo de 75 mil euros por projeto. As candidaturas devem beneficiar mais do que um município e ser tecnicamente exequíveis, que não contrariem políticas públicas planeadas ou em curso.

O período de apresentação de propostas decorre até 29 de outubro, sendo que o período de votação dos projetos decorrerá de 27 de novembro a 22 de dezembro.

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.