Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

16.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2017

4  48  1 720 1000
06 de Novembro de 2017

A edição mais visitada e movimentada de sempre. Esta é a principal conclusão resultante da 16.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2017, que, de 2 a 5 de novembro, levou cerca de 30 mil pessoas ao Pavilhão do Nerba.

No primeiro dia, a 2 de novembro, teve lugar a abertura da Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2017, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que visitou, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, os cerca de 100 expositores, oriundos de todo o País e de Espanha.
À noite teve lugar o debate “Norcaça/Norpesca – Impacto das alterações climáticas na agricultura, na caça e na pesca”, decorrendo, em paralelo, o showcooking Cozinha Estudantil Internacional, durante o qual alunos do Instituto Politécnico de Bragança confecionaram pratos típicos do México.
Já a 3 de novembro, segundo dia da Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2017, realizou-se o X Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha – subordinado ao tema "Soutos, Cogumelos e Mel", cuja organização esteve a cargo do Instituto Politécnico de Bragança.
Mais de 1.000 crianças, de escolas da cidade e da área rural, visitaram o espaço, conheceram o maior aquário móvel da Europa e puderam, ainda, ver como se preparam as abóboras para o Halloween.
Uma vez mais, os estudantes do IPB deliciaram os presentes com os pratos preparados na Cozinha Estudantil Internacional.
A noite foi de animação e terminou com a atuação de Let Ring e Pyro com o convidado Hugo Fontes – Bandas By Vamúsica.

No terceiro dia do certame, teve lugar o Grande Capítulo de Outono 2017 da Confraria Ibérica da Castanha, durante o qual foram entronizados novos confrades.
Foi, ainda, apresentado o livro “Carta Gastronómica de Bragança – Matérias Primas, Produtos e Práticas Alimentares", editado pelo Município de Bragança, da autoria de Armando Fernandes, que compila depoimentos de pessoas que conhecem as tradições gastronómicas e técnicas utilizadas na preparação e confeção de pratos típicos.

Foi, também, no 3.º dia do evento que decorreram a Prova de Sto. Huberto, a montaria ao javali e cães de caça. esculturas em madeira com motosserras pelas mãos de Emmanuel Courtot, espetáculo de falcoaria e a XVI Passagem de Modelos “Norcaça, Norpesca e Norcastanha”, entre outras atividades.

O último dia do evento começou cedo com a Maratona Ibérica da Castanha BTT, organizada pela Associação Amigos do Campo Redondo, que contou com a participação de 100 ciclistas, com o percurso pedestre “Por entre os soutos”, organizado pelos Enzonas, e com o 1.º Passeio de Clássicos, organizado pelo NAC.
Já durante a tarde, a tradicional luta de touros levou centenas de pessoas ao recinto exterior do Nerba.

 

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU