Festival do Butelo e das Casulas 2018

04 de Fevereiro de 2018

Milhares de pessoas (muitas provenientes de Espanha) visitaram, de 2 a 4 de fevereiro, Bragança, com o objetivo de degustarem ou de comprarem um dos produtos mais tradicionais da gastronomia transmontana: o butelo com casulas.

Instalado em pleno Centro Histórico, na Praça Camões, o Festival do Butelo acolheu mais de 30 expositores, cujos produtos à venda, como butelo e fumeiro, pão e doçaria, bem como artesanato e produtos hortícolas, esgotaram quase por completo.

Também os 27 restaurantes, que aderiram à semana Gastronómica, foram local de passagem obrigatória para milhares de cidadãos, que puderam, assim, provar e saborear o melhor da gastronomia bragançana.

Este ano, também os pequenos tiveram direito a um espaço de brincadeiras, onde puderam pintar, desenhar e participar em atividades lúdicas e recreativas, como a hora do conto "Butelo de Histórias" .

Este ano, a principal novidade, sobretudo para os mais novos, foi a mascote do evento, o Bute, que animou quem passou pelo Festival do Butelo e das Casulas.

No segundo dia do evento, cerca de 250 confrades de confrarias de todo o País reuniram-se em Bragança, por ocasião do Encontro Nacional de Confrarias, tendo marcado presença na iniciativa “Elogio à Cozinha Transmontana”, que reuniu, no Auditório Paulo Quintela, a chef Justa Nobre, que abordou o tema “Cozinhar as origens” e Armando Fernandes, que falou sobre a publicação (editada pelo Município de Bragança) “Carta Gastronómica de Bragança” e sobre a temática “O Mundo em e de Bragança”.

A 4 de fevereiro, último dia do Festival do Butelo e das Casulas, decorreu, na Domus Municipalis, a tradicional cerimónia de entronização de novos confrades do Butelo e da Casula.

Ao organizar  o Festival do Butelo e das Casulas, o Município de Bragança pretende dinamizar a economia local e o turismo, bem como promover um produto típico da gastronomia do Nordeste Transmontano.