Passar para o Conteúdo Principal

Percurso Castro de Avelãs

Percurso de castro de avel s 1 720 1000

Famosa pelo seu património arqueológi­co e monumental – o importante povoado castrejo que emprestaria seu nome à fre­guesia e o celebrado mosteiro medieval de invulgar arquitectura “hispânica” – Castro de Avelãs bem merece uma atenta e pro­longada visita, tanto mais que se localiza a escassa meia dezena de quilómetros para o poente da capital concelhia, benefician­do ainda de óptima acessibilidade através do IP4 e EN 103.

Mostrando um relevo não especialmente acidentado, em área planáltica de altitu­des médias rondando os 500 metros, a fre­guesia é sulcada por minúsculo afluente do Sabor – a Ribeira de Fervença.

Embora não se inclua no aro do Parque Natural de Montesinho, esta freguesia é dotada de magníficas paisagens e pontos de interesse turístico. A sua quase con­tinuidade em relação à urbe bragançana tê-la-á beneficiado em termos económi­cos e demográficos, sendo de salientar que o tradicional decréscimo populacio­nal, embora afectando a região em geral, aqui se não faz sentir ainda.

Com uma história atribulada até aos iní­cios da Idade Moderna, o Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs viria a ser extinto pelos meados do século XVI (1545-1546). Do complexo monacal pri­mitivo só restará hoje, de genuína arqui­tectura românica cluniacense, a formosa cabeceira do templo, de remate semi­circular e revestimento em tijolo, com manifesta influência inspiradora da arte leonesa de S. Lourenço, de Sahagun. A planta original incluiria três naves, ape­nas restando actualmente a central e esta de fábrica posterior e absolutamente inca­racterística. No interior de um dos absidí­olos, agora aberto no exterior, abriga-se em interessante arcaz tumular granítico, com tampa de formato prismático onde se inscreve uma data trecentista.

A tradição popular diz ser esta a última morada de um poderoso cavaleiro – o Conde de Ariães, misteriosa personagem de tenebrosa e lendária história. Nesta freguesia, que tem por orago S. Bento, regista-se ainda um outro templo – a Igreja de Fontes – bem assim como uma interessante ponte de alvenaria, dita do Conde de Ariães.

 

Mapa Passeio Pedestre Castro de Avelãs

 

INFORMAÇÕES

Freguesia de Castro de Avelãs

Área: 13,799 km2
Actividades económicas: Agricultura, horticultura e pecuária
Património: Igreja de Fontes, Mosteiro de Avelãs, Ponte do Conde de Ariães, Castro de Avelãs, fontes de mergulho, moinhos de água, Torre Velha/Terras de S. Sebastião, restos do mosteiro medieval de S. Salvador; torre sineira (inscrições romanas reutiliza¬das na sua construção) e pombais.
Outros locais: Zona de Paisagem natural.
Extensão (aprox.): 9 km
Duração: 2h00
Dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Circular

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU