Passar para o Conteúdo Principal

Percurso Rio de Onor

Percurso de rio de onor 1 720 1000

Ocupando a extremidade nordestina do concelho, o território desta freguesia é delimitado pela vizinha Espanha nos flan­cos norte e nascente, tendo as congéneres Aveleda e Deilão a confrontar do poen­te e sul, respectivamente. Duas dezenas e meia de quilómetros separam a capital concelhia de Rio de Onor, que lhe fica a nordeste, com acesso viário através das E.N. 218, 218-3 e 308.

Abrangendo uma área considerável, in­cluída no perímetro do Parque Natural de Montesinho, esta freguesia partilha o nome com o rio que a atravessa, no senti­do norte-sul, tornando-se posteriormen­te tributário do Sabor.

É precisamente aí, junto à linha da fron­teira setentrional, que assenta o povo­ado principal, bem conhecida pelas suas peculiaridades e sobrevivências de um ancestral comunitarismo agro-pastoril, a esbater-se já no decurso inexorável dos tempos.

Com uma orografia montanhosa e planál­tica, registando uma altitude média na or­dem dos 750 metros, Rio de Onor inclui, porém, um extenso trecho de vale, aber­to, amplo e aprazível, banhado pelo Onor e protegido pelas imponentes Serras de Montesinho (a poente), Sanábria (a norte) e Guadramil (a nascente).

Com as suas típicas casas de xisto, de pare­des escuras, sem reboco e de aparelho mi­údo, as aldeias desta freguesia preservam um carácter arcaico e rústico, “casando” perfeitamente com a belíssima paisagem natural. Rio de Onor é um caso emblemá­tico, reforçado pela sua posição fronteiriça, com a homónima espanhola – Rihonor de Castilla – ali à distância de uns passos, separada apenas pelo rio (que não chega a ser obstáculo, pois é vencido por esplên­dida ponte medieval de alvenaria e múlti­plos arcos).

Mapa Passeio Pedestre Rio de Onor

 

INFORMAÇÕES

Freguesia de Rio de Onor

Área: 45,526 km2
Actividades económicas: Agricultura, horticultura e pecuária.
Património: Igreja matriz, ponte romana, moinhos casa de aldeia tradicional, forja comunitária, igreja paroquial em Guadramil, lagar de vinho e fornos.
Outros locais: Zona de Paisagem natural
Extensão (aprox.): 11 km
Duração: 2h30
Dificuldade: Média
Tipo de Percurso: Aberto

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU