Passar para o Conteúdo Principal

Percurso Vias Augustas

Percurso vias augustas 2 1 720 1000

Conquistado pelas tropas romanas nos finais do séc. I a.C., o território da actual região transmontana terá sido alvo de um processo de reordenamento em que os anteriores povoados fortificados foram romanizados ou abandonados, a auto-suficiência deu lugar a uma economia de mercado baseada no uso da moeda, na intensificação agro-pecuária e exploração da riqueza mineira, ao qual não terá sido alheia uma nova ordem social, política e religiosa.

Foi criada uma intensa rede viária, cujo eixo principal, nesta região, era a via que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga) por Aquae Flaviae (Chaves), tomando o sentido geral este-oeste, num total de 247 milhas, ao lon­go da qual existiram dezenas de miliários. O seu traçado percorre os actuais conce­lhos portugueses de Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Chaves, Valpaços, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Bragança, entrando em território espanhol por terras de Zamora (Villardeciervos, Santibánez, Rosinos de Vi­driales e Camarza de Tera) até Astorga, passando ainda pela comunidade leonesa de Castrocalbón.

A esta via - a mais antiga do Noroeste pe­ninsular conforme atestam os miliários do imperador Augusto, um dos quais encon­trado na Torre Velha (Castro de Avelãs) – foi atribuído o número XVII num rotei­ro viário romano, o Itinerário de Antonino, elaborado no decurso do século III.

Esta via integrava uma vasta rede de co­municações, servida por estações interme­diárias de apoio aos viajantes – mansiones, mutationes, stationes – que permitiria ligar qualquer ponto do Império à capital ro­mana, justificando-se assim o ditado po­pular: Todos os caminhos vão dar a Roma.

Das vias, o que nos chegou foram, sobre­tudo, os traçados fossilizados na paisagem, alguns troços lajeados, algumas obras de arte lançadas sobre os rios e um conjunto significativo de miliários.

 

Mapa 1 Passeio Pedestre Vias Augustas

Mapa 2 Passeio Pedestre Vias Augustas

Mapa 3 Passeio Pedestre Vias Augustas

Mapa 4 Passeio Pedestre Vias Augustas

Mapa 5 Passeio Pedestre Vias Augustas

Mapa 6 Passeio Pedestre Vias Augustas

 

 
voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU