Passar para o Conteúdo Principal

Percurso Pereiros

Percurso pereiros 1 720 1000

Este percurso pode iniciar-se quer em Pereiros quer em Pombares.

Deverá ser feito no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Iniciando em Pereiros, iremos subir em direcção à Fraga Rachada, contornando o Cabeço e apreciando a beleza do vale que se abre à nossa esquerda. A vegetação é abundante sendo salpicada pontualmente por lameiros verdejantes. A Igreja Paro­quial de Pombares, invocada a S. Frutuo­so, é um templo de porte mediano e traça austera, a um gosto possivelmente setecentista. Ladeiam-no, quais gigantescas sentinelas arbóreas, dois altivos e melancólicos ciprestes.

Após a povoação de Pombares, iremos entrar no vale que antes observamos do alto, seguindo em direcção à Capela de S. Frutoso. Bem conservada, este templo está ligado a curiosas práticas de culto das águas, neste caso muito especificamente de uma “fonte milagrosa” existente em Teixedo, que o próprio S. Frutuoso teria benzido, segundo a tradição. Os animais enfermos das aldeias circunvizinhas são ali levados com fins “profilácticos”, ven­do-se posteriormente (e ao que consta) livres das suas mazelas.

A riqueza arbórea, onde o carvalho domi­na, é alternada pelo som suave do vento e do correr das águas. Quando realizado o percurso no Outono, a variedade cromá­tica deste troço inebria a visão do cami­nhante.         

Ao longo do vale, no qual corre o Rio Azibo, os declives são inexistentes apenas se verificando uma subida no final do trajecto até à aldeia de Pereiros.

 

Mapa Passeio Pedestre Pereiros

 

INFORMAÇÕES

Freguesia de Pombares

Área: 10,814 Km2
Actividades económicas: Agricultura
Património: Igreja matriz, capelas de S. Frutuoso e de S. Cristóvão, fontes de mergulho e moinho de água comunitário.
Extensão (aprox.): 7,5 km
Duração: 2h30
Dificuldade: Média
Tipo de Percurso: Circular

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU