Passar para o Conteúdo Principal

Percurso Montesinho

Percurso montesinho 1 720 1000

Esta ampla freguesia que integra as al­deias de França, Montesinho e Portelo é a mais setentrional do concelho de Bragan­ça, localizando-se junto à orla fronteiriça e abarcando ampla parcela do Parque Na­tural de Montesinho.

Distante cerca de dezena e meia de qui­lómetros para norte da capital concelhia, tem esta freguesia por principal eixo viá­rio de ligação a E.N. 103-7.

Para além da vizinha Espanha, que em ampla extensão lhe serve de limite norte, esta freguesia tem ainda por limítrofes as congéneres Carragosa (a poente), Rabal (a sul) e Aveleda (a nascente). Abrangen­do uma alargada superfície montanhosa e planáltica, em plena Serra de Montesinho, o território de França é cortado pelo Rio Sabor e pela Ribeira das Andorinhas. Um pouco a norte da aldeia de Montesinho regista-se a altitude máxima de toda esta área do Parque Natural, muito concreta­mente 1156 metros.

A aldeia de França surge “aninhada” numa prega de terreno, em posição baixa domi­nada por possantes dorsos montanhosos. Junto ao casario estende-se uma vasta campina, planura verdejante retalhada em pastagens e campos de cultivo, alternância também ela dominante na rústica econo­mia local, dividida entre pastorícia e ama­nho dos solos. Tomando um desvio de ter­ra a seguir à ponte, valerá a pena dar um pulo ao Centro Hípico e apreciar os belos animais ali existentes.

Para além dos apreciáveis trechos de pai­sagem, uma outra excepcional riqueza jaz oculta no subsolo desta freguesia. Falamos dos recursos da mineração, ou­trora com grande ascendente nestas paragens contabilizando-se as minas de esta­nho (Chaira da Cruz, Vale da Formiga e Portela da Lameira), as de ouro e prata (Covas Altas, Fonte Cova e Vale do Can­celo) e uma de ouro, esta gostosamente denominada Pingão dos Quintais.

Os filões de Ouro e Prata localizam-se junto a França, os filões de Estanho loca­lizam-se próximo do Portelo onde se che­ga cruzando sempre a E.N. 103-7.

 

Mapa Passeio Pedestre Montesinho

 

INFORMAÇÕES

Freguesia de França

Área: 56,195 Km2
Actividades económicas: Agricultura
Património: Igreja matriz, Igreja de Montesinho e Portelo e capela de Nossa Senhora da Ponte em França.
Outros locais: Centro Hípico e Lama Grande.
Extensão (aprox.): 10 km
Duração: 2h30
Dificuldade: Fácil-Média
Tipo de Percurso: Aberto

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU