Passar para o Conteúdo Principal

Projeto "Sorrir Branquinho"

Ao longo dos últimos anos, tem-se constatado que existe uma proporcionalidade entre o desenvolvimento dos países e o nível de cuidados prestados pelas populações à sua saúde dentária.
Em Portugal, as preocupações centram-se nas populações jovens. Pretende-se que aumentem as suas defesas contra a cárie dentária, através do reforço dos fatores de proteção dos dentes e que adquirem comportamentos, a partir dos saberes e das motivações que lhes são proporcionados
Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione as condições normais para um ótimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento.
É importante sensibilizar desde cedo as crianças para a prática da higiene oral e para os problemas que afetam a saúde oral, a fim de tentar evitá-los ou minimizá-los.
A nível da Saúde Oral está desenhada uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolvida ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.
“As doenças orais constituem, pela sua elevada prevalência, um dos principais problemas de saúde da população infantil e juvenil. No entanto se adequadamente prevenidas e precocemente tratadas a cárie e as doenças periodontais são de uma elevada vulnerabilidade, com custos económicos reduzidos e ganhos em saúde relevantes”. (Despacho n.º 153/2005-2.ª série)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tendo como meta para a saúde oral, o reforço das ações de promoção da saúde a prevenção das doenças orais, e um maior envolvimento dos profissionais de saúde e educação.
Assim a intervenção de promoção da Saúde Oral consolida-se no Jardim de Infância e na Escola através da Saúde Escolar.
A Escola, constituindo-se como um espaço seguro e saudável, facilita a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se por isso numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente.
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança mantém um nível de cuidados acessível a toda a comunidade maximizando a saúde e bem-estar da população. Presta cuidados de saúde a grupos mais vulneráveis, atuando também, na educação para a saúde. Uma das valências de atuação incide sobre a Saúde Escolar, tendo como uma das áreas de intervenção a Promoção da saúde oral/higiene oral.
Neste sentido o Serviço de Educação e Ação Social da Divisão de Educação Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Bragança em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Bragança desenvolveu um projeto de Saúde Oral, iniciado no ano letivo 2011-2012, intitulado Sorrir Branquinho, direcionado para as crianças que frequentam os Jardins de Infância públicos e privados do concelho de Bragança e restante Comunidade Educativa.
Este projeto tem como objetivos:

  • Reduzir a incidência e prevalência das doenças orais na população alvo;
  • Melhorar conhecimentos e comportamentos sobre higiene oral;
  • Promover a equidade na prestação de cuidados de saúde oral às crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais.
  • imagem
  • imagem

Público-alvo

Este projeto é dirigido às Crianças que frequentam os Jardins de Infância públicos e privados do concelho de Bragança e restante comunidade educativa a elas associadas (Professores, Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais).

  • imagem
  • imagem

Atividades desenvolvidas:

  • Realização de um rastreio oral inicial, para conhecimento da prevalência de doenças orais nas crianças que frequentam os Jardins de Infância do concelho de Bragança;
  • Encaminhamento das crianças com necessidades evidentes de cuidados de medicina dentária;
  • Realização de ações de educação para a saúde no âmbito da Saúde Oral destinadas à comunidade educativa (professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e alunos);
  • Implementação da escovagem dos dentes em contexto escolar;
  • Demonstração e treino da prática correta da escovagem correta a todas as crianças envolvidas;
  • Divulgação de informação sobre a saúde oral através de panfletos e cartazes.
  • imagem
  • imagem
voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU