Passar para o Conteúdo Principal

Parque Natural de Montesinho

 

Criado em 30 de Agosto de 1979, abrangendo uma superfície de 74229 ha, com o objectivo de salvaguardar valores únicos encontrados no seu território, resultantes quer da alternância de áreas relativamente humanizadas com espaços de elevada naturalidade e complexidade, quer das características do solo, que, associados às variações geomorfológicas, às variações climáticas e ao seu posicionamento geográfico criaram condições para que possua, a nível nacional, um dos mais elevados índices de diversidade biológica.
O Parque Natural de Montesinho possui também, um rico património sociocultural com práticas quotidianas vindas de usos e costumes ancestrais. As festas são um exemplo disso, tendo especial valor as antiquíssimas “Festas dos Rapazes”, realizadas principalmente na zona da Lombada por altura do Natal ou dos Reis, acompanhadas pela sonoridade da gaita de foles e dos bombos.
São notáveis, ainda, os exemplos de arquitectura popular que, utilizando os materiais característicos da região, souberam adaptar-se ao meio. Destacam-se as estruturas complementares às actividades agrícolas, nomeadamente os pombais, os moinhos de água e as forjas do povo.
A conjugação dos valores naturais e culturais desta área protegida constituem-se como factores de interesse para a visitar e usufruir.

 

Gabinete de Apoio ao Parque Natural de Montesinho

Parque Florestal | 5300-271 BRAGANÇA
Tel.: 273 300 400 | 273 329 135
Fax: 273 381 179
pnm@icnf.pt
www.icnf.pt
voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU