Passar para o Conteúdo Principal

Torre de Menagem

Construída no ponto mais defensável do castelo “...com comandamento sobre o resto das muralhas...“, destaca-se a Torre de Menagem (as obras iniciadas em 1409, com D. João I, só terminam 40 anos depois). Envolvida por torres cilíndricas levanta-se à altura de 33m - “mais larga e robusta que as maiores torres góticas do Sul" - é, porventura, “a mais elegante e bela do país". Sustenta, nos seus ângulos, vigias de bom recorte; na fachada sul, destacam-se a janela ogival geminada e a pedra de armas de D. João I; no seu interior, uma cisterna (que servia uma função residencial) e amplos vãos de esmerado lavor. A cintura defensiva que a protege é constituída por panos de muros e cubelos.
Hoje, alberga o Museu Militar. Deve o visitante subir ao terraço ameado, para contemplar belas paisagens (Serras de Nogueira, Montesinho, Coroa e, para norte, terras leonesas e cumes da Sanábria).

Fonte: Câmara Municipal de Bragança (2004). Bragança Cidade – Andares da História. 2ª edição. Bragança.

 

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU