Passar para o Conteúdo Principal

Nota Biográfica

Hernâni Dinis Venâncio Dias nasceu a 29 de agosto de 1967. É casado, pai de dois filhos (um rapaz de 16 anos e uma menina de 11 anos) e reside em Bragança.

Iniciou e concluiu o 1º ciclo do ensino básico (antiga escola primária) na aldeia de Fermentãos, freguesia de Sendas, concelho de Bragança, nos anos de 1973 a 1978. Seguidamente foi estudar para o Seminário de S. José, em Vinhais, onde permaneceu durante 2 anos, tendo aí concluído os 5º e 6º anos. Em 1980, ingressou na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, onde concluiu os seus estudos secundários, no ano de 1985.

De 1986 a 1989 frequentou o ISLA – Bragança, onde concluiu, com o grau de Bacharel, o Curso Superior de Secretariado.

Em junho de 1990 cumpriu serviço militar obrigatório, no Regimento de Infantaria de Mafra, onde fez a recruta e a especialidade, tendo cumprido o restante tempo do serviço militar em Chaves, por opção.

Nesse mesmo ano, ingressa na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no curso de Português/Francês – ensino de, em regime de estudante/trabalhador, tendo iniciado estágio pedagógico em 1997, na Escola Secundária Miguel Torga, em Bragança, e terminado o curso em 30 de junho de 1998.

Exerceu funções docentes em várias escolas do distrito de Bragança, nomeadamente na Escola Secundária de Moncorvo, Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor, Sendim, Vinhais e Mirandela.

No ano de 2001 concorre às eleições autárquicas, nas listas do PSD, à presidência da junta de Freguesia de Sendas, tendo saído vitorioso, situação que se repetiu nas eleições de 2005, perfazendo um total de 8 anos como Presidente daquela Junta de Freguesia.

A 31 de janeiro de 2003, é nomeado Delegado Regional do Instituto Português da Juventude (Delegação de Bragança), até junho de 2005.

De outubro de 2005 a outubro de 2009, ainda como Presidente da Junta de Freguesia de Sendas, assume funções de Chefe do Gabinete de Apoio pessoal do Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Nas eleições autárquicas de 2009, integra as listas do PSD, tendo sido eleito Vereador a tempo inteiro, com os pelouros do Urbanismo, Equipamento, Habitação Social, Juventude e Desporto.

Em 2010, candidata-se a Presidente da Comissão Política Concelhia de Bragança do PSD e assume o cargo até à atualidade.

Foi sócio fundador do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Fermentãos e da Confraria Ibérica da Castanha. É membro associado de várias associações e clubes do concelho de Bragança.

De 2009 a 31 de Dezembro de 2011, foi Presidente da Direção da Associação Cybercentro de Bragança.

Desde 2009 até à atualidade é Presidente da Direção da Associação Centro Ciência Viva de Bragança.

Foi eleito, por maioria absoluta, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, pelas listas do PSD, nas eleições autárquicas realizadas em 29 de setembro de 2013, tendo tomado posse em 14 de outubro desse ano.

É Presidente da Direção da Associação de Municípios da Terra Fria e no âmbito das funções de autarca desempenha vários cargos em associações, fundações, empresas municipais e intermunicipais, e entidades de cooperação transfronteiriça e transnacional.

Caçador, praticante de BTT e futebol e adepto de caminhadas rurais.

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU