Passar para o Conteúdo Principal

Festas e Romarias

 

Divino Senhor da Agonia [05 de setembro a 14 de setembro]


O Santuário dos Chãos é primeiramente um lugar de romagem e de culto. “Os fiéis dirigem-se para lá, sobretudo para participar nas celebrações litúrgicas e nos exercícios de piedade que aí se realizam” e acessoriamente participam em todas as outras atividades. O Santuário é dedicado ao Divino Senhor que celebra a sua festividade com a festa da Exaltação da Santa Cruz.


Nossa Senhora das Graças [12 de agosto a 22 de agosto]

As festividades de N. Senhora das Graças, padroeira da cidade de Bragança, decorrem de 11 a 22 de agosto. O programa conta com uma série de espetáculos musicais, animação no castelo de Bragança com a Festa da História e um espetáculo piro musical na noite do arraial. O programa religioso dedicado à padroeira da cidade tem o seu ponto alto com a missa na Catedral seguida da grandiosa procissão Solene pelas ruas da cidade.

 

Santa Ana [último fim de semana de julho]


Na capela de Santa Ana, localizada em Meixedo, concelho de Bragança, decorre a festa anual e novenas. Todos os domingos até ao dia da festa, no último fim-de-semana de julho, decorrem atividades no recinto do Santuário, com petiscos variados e vinhos da região.
A paisagem envolvente ao Santuário é exuberante, dominada por espaços agrícolas e florestais pautados por vários aglomerados populacionais e locais de referência como a cidade de Bragança com o seu castelo.


Santa Rita de Cássia [3º domingo de setembro]

 

Santa Rita de Cássia é conhecida e adorada como a advogada das causas impossíveis. A fé depositada pelos devotos é grande e a tradição repete-se no terceiro domingo de setembro, juntando romeiros de vários pontos da região e das povoações espanholas vizinhas que colam com as freguesias raianas do concelho de Bragança.
O ponto alto da festividade é marcado pela majestosa procissão com a imagem de Santa Rita de Cássia e de outras imagens religiosas.

Nossa Senhora da Serra [30 de agosto e 08 de setembro]

Conta a lenda que Nossa Senhora terá aparecido a uma pastorinha, menina muda, que todos os dias guardava o seu rebanho na serra da Nogueira, e lhe terá pedido para transmitir aos habitantes da aldeia que construíssem no ponto mais alto da serra uma igreja em sua memória. Nossa Senhora terá feito o milagre, dando fala à pastorinha, e o lugar onde queria que a igreja fosse construída foi marcado com neve, num dia de sol em agosto.
Esta festividade atrai milhares de devotos à qual está também associada a componente gastronómica e lúdica.

Senhora do Aviso [1º domingo de junho]

A festa celebrada, no 1º domingo de junho, em honra da Nossa Senhora do Aviso recebe milhares de devotos para aqui cumprirem as suas crenças religiosas. A par das oito capelinhas que se erguem em redor do santuário, os devotos podem visitar a “Fonte dos engaranhados” e a fraga que tem duas ferraduras gravadas. O Santuário permite ao fiéis apurar os sentidos com a vista que se proporciona ao olhar, bem como sentir o verdadeiro cheiro e comunhão com a natureza.

Senhora da Hera [1º domingo de agosto]


Padroeira da povoação de Cova de Lua o seu santuário é venerado e concorrido por muitos romeiros, no 1º fim-de-semana de agosto, que aqui se deslocam com o intuito de prestar devoção e homenagem a esta mulher santa.


Senhora da Ribeira [último domingo de maio]

A fama dos milagres atribuídos a uma imagem da Santíssima Virgem, encontrada por uma pastorinha, confirmado por espantosas curas, originaram uma imensa devoção a este local.
Conta a história que este templo seria pequeno e humilde quando a Rainha Santa Isabel aqui passou a caminho de Trancoso para se casar com o rei D. Dinis. Chamando-lhe a atenção da afluência de gente, quis venerar a imagem e colocou-se sob sua proteção.
A devoção perdura assim como perdura a capela que atrai todos os anos imensos devotos para prestar veneração à imagem da Santíssima Virgem.
voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU