Construção de bandeira humana de Portugal

11 de Julho de 2016

No dia em que Portugal se sagrou campeão da Europa de futebol, contra a congénere de França, a 10 de julho de 2016, mais de dois mil brigantinos, de diferentes gerações, participaram na construção da bandeira humana de Portugal, terminando com a largada de balões (verdes e vermelhos), após o hino nacional ter sido entonado, de forma emotiva e patriótica, por todos os presentes.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Bragança, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança e da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, teve como principal objetivo envolver os brigantinos no apoio à seleção nacional.

A construção da bandeira humana teve lugar na Praça do Europeu (Praça Camões), onde o Município de Bragança instalou um ecrã gigante e quatro tasquinhas, para a transmissão, durante um mês, de todos os jogos do Europeu de França.

Durante os 120 minutos de jogo, a emoção e sofrimento foi permanente, terminando com abraços, festejos, sorrisos e lágrimas de alegria, que rapidamente se estenderam a toda a cidade, terminando com a concentração de milhares de brigantinos na Avenida Sá Carneiro.

Para comemorar esta vitória o castelo de Bragança foi iluminado com as cores da bandeira de Portugal.