Sebastião Salgado e Graça Morais em Bragança

11 de Setembro de 2016

O preto e branco associado a imagens fortes e chocantes predominam na mais recente exposição do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, inaugurada a 10 de setembro, perante mais de 250 pessoas.

Sebastião Salgado, considerado por muito o melhor fotógrafo documental da atualidade, “chega” a Bragança através da exposição “Terra”, que agrega cerca de 45 trabalhos fotográficos, realizados entre 1989 e 1996, e que revelam, um pouco mais, da vida de milhares de trabalhadores rurais do interior do Brasil, os “Sem Terra”. Trata-se de uma coleção doada pelo Instituto Politécnico de Bragança ao Município de Bragança.

Já através da mostra “Ao Encontro de Sophia”, a transmontana Graça Morais traz um novo colorido às salas do Centro de Arte Contemporânea que lhe “herdou” o nome. É mais um trabalho de Graça Morais que teve na sua base a amizade existente entre ela e a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, de algumas conversas que trocaram e de desafios que surgiram.

Produzida pelo Município de Bragança | Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, esta exposição é comissariada por Jorge da Costa.

Já a mostra “Terra” é produzida Município de Bragança | Centro de Arte Contemporânea Graça Morais | Instituto Politécnico de Bragança, tendo como comissário Jorge da Costa.