15.ª Feira Internacional do Norte - Norcaça, Norpesca & Norcastanha 2016

Nnn 1 720 1000
17 de Outubro de 2016

“Um certame cercado de riquezas naturais” resume a essência da Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca & Norcastanha que, em 2016, vai já na 15.ª edição e que foi apresentada à comunicação social, durante uma conferência de imprensa, que teve lugar no dia 17 de outubro.

De 27 a 30 de outubro, a caça, a pesca e a castanha assumem, uma vez mais, o papel de protagonistas num evento que se tem vindo a afirmar de ano para ano: é a segunda melhor feira no País no setor da Caça e a única que abrange a Pesca nas vertentes da sensibilização e da arte de ensinar a pescar.

A 15.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça. Norpesca & Norcastanha 2016 regressa, nos últimos dias do mês de outubro, ao Centro de Exposições do NERBA, trazendo algumas novidades, como a instalação do maior aquário móvel da Europa e a realização de uma luta de Touros, no recinto exterior do NERBA.

A par da temática da pesca, sobre a qual vão decorrer seminários, momentos de convívio e atividades de “campo”, também a caça continua a assumir um papel de destaque neste certame, com a realização de provas e a apresentação do livro, da autoria de Júlio de Carvalho, “A caça na literatura Portuguesa – do lirismo trovadoresco aos nossos dias”.

A castanha, como terceiro elemento potenciador do evento, será tema do Fórum Internacional de Produtores de Castanha, concursos e provas desportivas.

Ao longo dos quatro dias da feira, toda a comunidade brigantina é convidada a envolver-se no evento, nomeadamente com os showcookings “Cozinha Estudantil Internacional”, nos quais participarão alunos oriundos de diversos países e que frequentam, atualmente, o Instituto Politécnico de Bragança.

Com o objetivo de ultrapassar o número de visitantes alcançado em 2015 (mais de 20 mil pessoas), o Município de Bragança desenvolve, este ano, um forte investimento na promoção do evento em Portugal e Espanha, abrangendo mais de 25 meios de comunicação.

Já fora de portas do Centro de Exposições do Nerba, a Norcaça, Norpesca & Norcastanha “decorre”, também, em 19 restaurantes de Bragança, através da Semana Gastronómica, de 27 de outubro a 6 de novembro.

A Norcaça, Norpesca & Norcastanha é organizada pelo Município de Bragança, através da qual pretende promover e valorizar os recursos locais.

Na organização da 15.ª Norcaça, Norpesca & Norcastanha, o Município de Bragança conta com a colaboração do NERBA – Associação Empresarial da Região de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança, da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, da BRIPESCA, da Federação das Associações de Caçadores da 1ª. Região Cinegética, da Confraria Ibérica da Castanha, do Clube de Caça e Pesca de Bragança e de Júlio de Carvalho.

Fórum Internacional da Castanha