Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

15.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016

Dest 1 720 1000
31 de Outubro de 2016

Quatro dias dedicados à Caça, Pesca e Castanha. Assim foi a 15.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016, por onde passaram cerca de 25 mil pessoas, oriundas de toda a região e, sobretudo, de Espanha, naquela que foi uma das melhores edições do certame até hoje e que teve como principais novidades o maior aquário móvel da Europa e a luta de touros. 

A cerimónia de abertura da Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016, a 27 de outubro, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, visitou os cerca de 100 expositores, oriundos de todo o País e de Espanha.

À noite teve lugar o debate “Norcaça/Norpesca – Caça e Pesca – Que gestão para o Futuro? Albufeiras: novas oportunidades para a pesca; O Presente e o futuro da Zona de Caça da Lombada”, decorrendo, em paralelo, o showcooking Cozinha Estudantil Internacional, por alunos do IPB, em programas de mobilidade e/ou Erasmus, entre outras atividades.  

O segundo dia da Feira começou com a realização do IX Fórum Internacional dos Países produtores de Castanha – O Castanheiro, Cultura, Património e Turismo, cuja organização esteve a cargo do Instituto Politécnico de Bragança. 

Mais de 1.000 crianças, de escolas da cidade e da área rural, visitaram o espaço, conheceram o maior aquário móvel da Europa e puderam, ainda, ver como se preparam as abóboras para o Halloween. 

Uma vez mais, os estudantes do IPB deliciaram os presentes com os pratos preparados na Cozinha Estudantil Internacional. 

A 29 de outubro, decorreu o Grande Capítulo de Outono 2016 da Confraria Ibérica da Castanha, durante o qual foram entronizados novos confrades. 

Foi, ainda, apresentado o livro, da autoria de Júlio de Carvalho, “A caça na literatura Portuguesa – do lirismo trovadoresco aos nossos dias”.

No terceiro dia do evento decorreram algumas das mais importantes provas, como avaliação de cães de caça, bem como a entrega de prémios de alguns dos concursos.

A Comunidade Estudantil do IPB voltou a dar provas da sua criatividade na confeção de pratos tradicionais dos seus países de origem, desta vez de Angola.

O último dia, a 30 de outubro, começou, bem cedo, com a Maratona Ibérica da Castanha BTT, organizada pela Associação Amigos do Campo Redondo, que contou com a participação de 60 ciclistas, e com o percurso pedestre “Por entre os soutos”, organizado pelos Enzonas. Já durante a tarde, a tradicional luta de touros levou centenas de pessoas ao recinto exterior do Nerba. 

 

Registo Fotográfico

 

 

 

 

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU