Festival do Butelo e das Casulas 2017

Destaque 1 720 1000
26 de Fevereiro de 2017

A gastronomia continua a ser um dos pretextos mais “fortes” para visitar uma localidade. Prova disso foram os milhares de cidadãos (muitos oriundos de Espanha) que passaram pelo Festival do Butelo e das Casulas, de 24 a 26 de fevereiro, na Praça Camões, em pleno Centro Histórico.

20 produtores de butelo, casulas e fumeiro, 14 expositores de artesanato, produtos hortícolas e da terra deram a conhecer aquilo que de melhor se faz na região, esgotando, quase por completo, os produtos à venda, e 26 restaurantes com butelo e casulas nas ementas, que estiveram sempre cheios, fazem parte dos números que fazem do Festival do Butelo e das Casulas um verdadeiro sucesso tanto em Portugal, como em Espanha.

Após a abertura oficial, a 24 de fevereiro, que contou com uma visita do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, a todos os presentes no evento, decorreu, a 25 de fevereiro, na Domus Municipalis, a entronização de um novo confrade do Butelo e da Casula. Após o momento solene, celebrou-se um protocolo, entre a Confraria do Butelo e das Casulas e a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, seguindo-se uma visita ao Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano e à tenda na Praça Camões.

Promovido pelo Município de Bragança, com o apoio da Confraria do Butelo e da Casula e da Fundação Rei Afonso Henriques, o evento, além de dinamizar o Centro Histórico, tem como objetivo promover e estimular a economia local e o turismo de Bragança.

Festival do Butelo e das Casulas