Encontro Transfronteiriço de Jogos Tradicionais Bragança-Zamora-Léon

Destaque jogos 1 720 1000
02 de Maio de 2017

Dia 1 de maio é já sinónimo de Jogos Tradicionais no Concelho de Bragança. Este ano, a iniciativa do Município de Bragança contou, oficialmente, com a presença de jogos tradicionais espanhóis e de cerca de 100 pessoas oriundas de Zamora e Léon, que se dirigiram à aldeia de Parada para reviver os tempos de antigamente.

“Os Jogos Tradicionais, transmitidos de geração em geração, transportam um valioso legado cultural que importa preservar e dar a conhecer aos mais novos”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias. “São imensos os jovens que marcaram aqui presença e esse é um fator essencial na luta pela preservação dos nossos costumes”, relembrou.
No total, foram mais de 400 os participantes, provenientes de 20 diferentes freguesias do concelho de Bragança e de Espanha, a recordarem jogos como a Relha, o Ferro, os Paus e a Raiola. De Léon e Zamora, os visitantes espanhóis trouxeram, também, as suas tradições, como os jogos do Bilhar Romano e Mazas, entre outros.
Esta iniciativa foi uma organização conjunta do Município de Bragança, da Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Bragança, da Diputación de Zamora e da Diputación de Léon, tendo contado também com o apoio da União das Freguesias de Parada e Faílde, da Guarda Nacional Republicana e da corporação de Bombeiros Voluntários de Bragança.