Comemoração do 123º aniversário do nascimento de Artur Águedo de Oliveira

Des 1 720 1000
31 de Maio de 2017

Foi ao som de Bach, Vivaldi, Pergolesi, Scarlatti, Caldara e Hoffmeister que se comemorou mais um aniversário do patrono da Fundação “Os Nossos Livros”, Artur Águedo de Oliveira, no dia 30 de maio.

O evento iniciou com um concerto a cargo de alguns alunos e dos Professores do Conservatório de Música e Dança de Bragança, no Auditório do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, a que se seguiu a entrega de diplomas e certificados aos alunos que frequentaram o 5.º grau do Conservatório no ano letivo 2016/2017.

Recorde-se que a Fundação “Os Nossos Livros” nasce por vontade de Artur Águedo de Oliveira (1894-1978), erudito político transmontano natural de Torre de Moncorvo, falecido sem descendência direta e detentor de razoável fortuna.

Por vontade expressa do seu fundador, a sua especializada biblioteca, constituindo um dos mais valiosos acervos culturais do norte do país, deveria ser assegurada num espaço arquitetónico plausível com as normas de salvaguarda e preservação deste copioso património documental, generosamente doado à cidade de Bragança, cidade que plenamente assumiu o princípio da sua responsabilidade patrimonial, deduzível dos seus Estatutos elaborados em 15 de março de 1979.