Seminário “Sistemas Agroflorestais: Uma Herança de Futuro”

Destaque 1 720 1000
02 de Junho de 2017

O auditório Dionísio Gonçalves da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança recebe, de 2 a 3 de junho, o Seminário “Sistemas Agroflorestais: Uma Herança de Futuro”. Um momento de reflexão onde se irão discutir as perspetivas e os desafios dos sistemas agroflorestais (tradicionais e emergentes), os seus benefícios ecológicos e respetivos aspetos socioeconómicos.

“É importantíssimo investir na preservação e desenvolvimento das florestas. A própria atividade agrícola é fundamental para a sustentabilidade económica de algumas regiões portuguesas, em particular nas zonas interiores do país, quer pela importância na geração do produto regional e criação de emprego, quer como impulso ao desenvolvimento das atividades conexas”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão de abertura deste seminário, recordando ainda que “existe por parte do Município uma enorme preocupação em dinamizar o setor agrícola, investindo constantemente em atividades relacionadas com a área e em infraestruturas adequadas, tanto no meio urbano como rural”.

Esta atividade é organizada pelo Centro de Investigação da Montanha do IPB e pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, com o apoio do Município de Bragança, do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos e da UNCCD.