Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Plast&Cine 2018 | Homenagem ao homem que, por detrás da câmara, homenageou Trás-os-Montes

Dest 1 720 1000
20 de Outubro de 2018

A Vida e Obra de Georges Dussaud deram o mote para mais uma edição do Plast&Cine, iniciativa que durante os dias 19 e 20 de outubro transformou o coração da cidade de Bragança numa verdadeira galeria de fotografia, tanto ao ar livre como nos diversos equipamentos municipais.

"Terminamos a 3.ª edição do Plast&Cine. Depois de Graça Morais e Souto de Moura, homenageamos Georges Dussaud. O balanço é extremamente positivo, seja pela moldura humana presente, pelo envolvimento da comunidade e pela própria homenagem a este fotógrafo que tão bem soube retratar a nossa região", palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na sessão de encerramento do evento.

Uma iniciativa que contou com a colaboração e empenho da comunidade brigantina (Agrupamentos de Escolas, IPSS’s e Comercio Local) numa homenagem sincera a Georges Dussaud, o fotógrafo que ao longo dos anos tem vindo a retratar e contribuir, como poucos, para eternizar no tempo as gentes e a essência de Bragança.

Assim, ao longo destes dois dias, os espaços públicos e culturais e as gentes de Bragança retrataram a vida e obra deste francês que certo dia encontrou, por um acaso, a região e quis nela explorar a sua fotografia.

Para a cerimónia de abertura, a Praça da Sé encheu-se com centenas de brigantinos que fizeram questão de aplaudir o homenageado, contribuindo com um espetáculo cheio de cor, música, dança e teatro, com os espaços públicos a transformar-se numa moldura gigante que contagiou, inclusivamente, o comercio local, que decorou as suas montras de acordo com o tema.

Após a abertura, deu-se início a um itinerário pelos espaços culturais do centro da cidade, onde foram expostas obras fotográficas de vários fotógrafos de Bragança, exibindo géneros e estilos diversificados. No Teatro Municipal, os alunos e professores dos agrupamentos de escolas e IPSS’s de Bragança expuseram “Museu Anos 80”, na Plataforma Arte e Criação, a fotógrafa Marion Baldesberger expôs “Não tenho lugar”, na Biblioteca Municipal, António Sá e Ana Pedrosa apresentaram o trabalho do seu “Workshop de Fotografia”, ao passo que Adelina Sousa o fez no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Na Galeria História e Arte e Centro de Fotografia esteve patente uma exposição “Coletiva de Fotografia”, com imagens dos fotógrafos António Sá, António Sérgio Strecht, Diogo Pinto, Fernando Pimparel, Francisco Santos, Jorge Machado Morais, Jorge Sá Morais, Marion Baldesberg, Paulo Barreira e Pedro Rêgo. No Museu abade de Baçal, os fotojornalistas Adriano Miranda, Lucília Monteiro e Violeta Santos Moura expuseram parte do seu trabalho, ao qual apelidaram “Registos”. Este itinerário culminou com a exposição “A Norte do Norte”, da autoria do homenageado Georges Dussaud, que retrata a década de 80’ em Trás-os-Montes. O primeiro dia de Plast&Cine culminou com uma mesa redonda sobre fotojornalismo com Adriano Miranda, Lucília Monteiro e Violeta Santos Matos, no Auditório Paulo Quintela.

Dia 20 de outubro, realizou-se, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, um Master Class de Fotografia chamado “Beleza Interior”, ministrado por António Sá. Seguidamente, no Auditório Paulo Quintela, decorreu a Conferência “Georges Dussaud – Vida & Obra”, moderada pelo jornalista Nuno Moura Brás, com a presença do homenageado Georges Dussaud, Graça Morais, Joana Providência, Clara Brabbé Rocha, Sérgio Andrade e José Rodrigues Moreno. Posteriormente, foi lançado o livro “Plast&Cine 2017 – Souto de Moura | Vida & Obra”, que relata tudo aquilo que se passou na edição anterior do evento.

O projeto Plast&cine 2018 resulta de uma parceria entre o Município de Bragança e a Editorial Novembro, que pretende homenagear em cada certame, uma figura ligada às artes e divulgar a sua vida e obra, envolvendo ativamente toda a comunidade, levando à interação de vários públicos, na presença do homenageado.

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU