Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Um certame de todos e para todos | Dia 2 – Feira Internacional do Norte

Dest 1 720 1000
02 de Novembro de 2018

O segundo dia da 17.ª Feira Internacional do Norte fez jus à fama de ser considerado um evento de todos e para todos, com um programa diversificado e para todas as idades.

O dia começou com a Sessão Solene Comemorativa dos 25 anos da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses, onde se prestaram diversas homenagens a personalidades e entidades que, ao longo da vida, contribuíram para a valorização da caça no território nacional. Um ponto que, segundo Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, faz “todo o sentido acontecer aqui, em Bragança, e na Feira Internacional do Norte, um certame que ao longo dos últimos 17 anos contribuiu, ininterruptamente, para a divulgação e valorização da caça. Aliás, a génese da Confederação é aqui, em Bragança, o que revela a relação umbilical entre o nosso concelho e este setor”.

Durante a tarde, decorreu o XI Fórum Internacional dos País Produtores de Castanha, uma iniciativa que visa debater o presente e o futuro da indústria relacionada com o setor. “Bragança é a capital da castanha. Estamos a falar de 85% da produção nacional. Um número importantíssimo para a economia, sobretudo local. Esse fator é preponderante para que o Município continue a zelar pelos interesses da população e leve a cabo iniciativas como esta”, disse Hernâni Dias.

Além dos participantes do Fórum e de centenas de visitantes, portugueses e estrangeiros, a Feira Internacional do Norte acolheu a visita de crianças do 3.º e 4.º ano das diversas escolas do concelho de Bragança e algumas IPSS’s, numa animada interação com animais, expositores e atividades diversas, como o teatro de rua, demonstrações de cetraria, momentos musicais e brincadeiras no espaço infantil.

A noite iniciou com um apontamento musical dos alunos da Licenciatura em Música da Escola Superior de Educação, seguida de uma sessão de Show Cooking pela Comunidade Académica do Instituto Politécnico de Bragança.

Este segundo dia da Feira Internacional do Norte culminou com a Passagem de Modelos – “Norcaça, Norpesca & Norcastanha”, onde além de manequins locais e nacionais, participou André Costa, modelo internacional nascido em Bragança que se estreou a desfilar na sua terra natal na presença de mais de 500 pessoas.

Amanhã, depois de uma manhã dedicada à caça, com a Montaria ao Javali (Rebordaínhos) e a Prova de Sto. Huberto (Outeiro), visite a 17.ª Feira Internacional do Norte e assista a várias demonstrações gastronómicas, a espetáculos de falcoaria, à apresentação do livro “Romanceiro da Castanha”, de Jorge Lage, e à prova de avaliação de cães de caça. O dia terminará com um dos momentos altos da programação desta edição, com a subida a palco de Cuca Roseta, às 22h30.

Mais informações em https://www.cm-braganca.pt/frontoffice/pages/540?event_id=966

 

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU