Reivindicação da Ligação Léon – Bragança aprovada na Assembleia do AECT

Img 2341 1 720 1000
04 de Dezembro de 2018

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) León – Bragança, liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, reuniu no dia 4 de dezembro, no Salão Nobre do Município de Bragança. Em cima da mesa estiveram vários assuntos de grande importância para o desenvolvimento transfronteiriço, entre os quais a tomada de posição relativa aos resultados da 30.ª Cimeira Ibérica, realizada em Valladolid a 21 de novembro, manifestando grande preocupação pela ausência de discussão das obras de melhoria da ligação rodoviária entre as duas cidades.

Esta tomada posição da AECT surge no sentido de solicitar aos dois governos, Portugal e Espanha, a melhoria de “uma ligação fundamental para o desenvolvimento dos territórios”. “Esta via é muito importante, não só em termos sociais, mas também económicos”, defende Hernâni Dias sobre o documento que o AECT enviará para uma série de entidades dos dois lados da fronteira. “A construção desta ligação permitiria encurtar em 70km a distância entre as duas cidades, o que em muito beneficiaria as cidades e toda a sua envolvente”, refere.

Foram, além disso, discutidos vários temas de interesse para o AECT, nomeadamente ao nível dos projetos conjuntos para o desenvolvimento dos dois territórios (tanto de comunicação, como de reforço das atividades de cooperação ao nível da promoção económica, juventude, cultura e desporto), incluídas no Plano Estratégico da AECT.

Os resultados desta assembleia foram comunicados durante uma conferência de imprensa, que reuniu meios dos dois países, e que sucedeu a Assembleia Geral do AECT León-Bragança, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Presidente da Diputación de León, Juan Martinez Majo, do Deputado de Desenvolvimento Económico de Léon, Miguel Ángel del Egido, e de técnicos das duas instituições ibéricas.