Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Mais de 100 mil pessoas visitaram “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”

Dest 1 720 1000
10 de Janeiro de 2019

“Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, um evento de referência da época natalícia, bateu, este ano, todos os recordes. Ao todo, 101.766 pessoas (+ 45,38% que no ano anterior) passaram pelo centro histórico da cidade para viver as emoções do Natal. A pista de gelo, atração maior do evento, contou com a presença de 24.230 patinadores (+ 37,42%), num acontecimento com uma forte vertente de responsabilidade social.

Do dia 1 de dezembro à semana dos reis, Bragança reuniu, no coração do centro histórico, milhares de famílias e turistas, de Portugal e do estrangeiro, que quiseram conhecer a magia de “Terra Natal e de Sonhos”, por entre dezenas de atrações e atividades para miúdos e graúdos. O evento contou com iniciativas das mais variadas vertentes, desde a cultura, com exposições temáticas, concertos, atividades desportivas e de cariz social, envolvendo sempre, na sua base, entidades, grupos e IPSS’s do concelho.

A Pista de Gelo recebeu 24.230 patinadores, com uma média diária de participação de 661 pessoas, sendo que o Município de Bragança ofereceu bilhetes a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do distrito. Os fundos angariados, 20.042€, reverteram, na totalidade, para os Bombeiros Voluntários de Bragança e Izeda.

Nesse âmbito de responsabilidade social foi ainda realizada a entrega de brinquedos às crianças da Obra Kolping, recolhidos no âmbito da iniciativa “Natal a Pedalar Solidário”, e foram doados 1.015€ para a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, através do contributo dos participantes no II Trail Urbano Noturno Solidário.

De referir que o dia 8 de dezembro, feriado em Portugal e Espanha, bateu o recorde de todas edições do evento, com um total de 1280 patinadores na Pista de Gelo e milhares de pessoas a visitar e calcorrear Bragança.

A complementar as aventuras vividas na Pista de Gelo, os visitantes puderam conhecer, a Árvore de Natal gigante, instalada na Praça da Sé, o Mercadinho de Natal, a Casa do Pai Natal, a Mini-roda, o Comboio Infantil, o Carrossel, o Baloiço, o Mercadinho de Natal e a iluminação temática instalada pelas principais artérias da cidade.

Mas a magia do Natal não se cingiu à Praça Camões, com a Chega do Pai Natal na Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira, a exposição “A Nossa Cidade Natal em Lego”, no Mercado Municipal, os miniconcertos pelas três bandas de música do Concelho de Bragança nas ruas da cidade, a Banca de Natal, o Presépio ao Vivo, a Chegada dos Reis Magos, Sábados de Encantar, os Workshops “Coroas de Natal”, os Concertos de Natal, o Natal a Nadar, Conta-me um Conto, Teatro, Natal com Arte e atividades religiosas.

Ao promover “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, o Município de Bragança visa, sobretudo, promover o comércio tradicional, animar a cidade, dinamizar a economia local e promover o turismo, numa época especialmente marcada por sentimentos de união, amor, solidariedade, confraternização e esperança num futuro melhor.

Este projeto é organizado pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e Unidade Pastoral Nossa Senhora das Graças, contando com o apoio da Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, APADI - Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, Fundação “Os Nossos Livros” - Conservatório de Música e Dança de Bragança, Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Bribanda - Banda Filarmónica de Bragança, Banda de Música de Izeda, Banda de Música de Pinela, Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, Ginásio Clube de Bragança, Associação de Atletismo de Bragança, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, Clube Académico de Bragança, RTUB, Tôna Tuna e RaussTuna.

 

 

A 5.ª edição de “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” em números:

  • 661 patinadores por dia, em média, na Pista de Gelo;
  • 1280 patinadores (recorde) no dia 8 de dezembro;
  • 23.143 patinadores na Pista de Gelo;
  • 101.766 mil pessoas passaram pela Praça Camões;
  • + 20% de visitantes, no mês de dezembro, nos Postos de Informação Turística de Bragança;
  • 40.813 entradas de veículos nos parques de estacionamento subterrâneos (+8,40% que em 2017).

No âmbito da recolha dos dados estatísticos foram aplicados questionários na Praça Camões e Praça da Sé, onde se destacam os seguintes resultados:

  • Origem dos visitantes: 32% - Portugal (dos quais 50% têm origem fora do distrito de Bragança); 25% - Espanha; restantes de outros países;
  • Localidades de proveniência: Espanha – Zamora, Madrid, Pamplona, Salamanca, Valladolid, Puebla de Sanábria, Benavente, Bilbau e Avilés (Astúrias); Portugal: Porto, Guimarães, Vila Real, Felgueiras, Oeiras, Santarém e Lisboa;
  • 13% recorreu a alojamento pago;
  • 65% almoçou/jantou em Bragança;
  • 98% tenciona regressar no próximo ano;
  • 100% recomendaria o evento a um amigo/familiar;
  • 32% teve conhecimento através de amigos/familiares e 31,1% através de publicidade.

 

Registo Fotográfico

 

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU