Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Arrancaram as comemorações dos 555 Anos de Bragança Cidade no Centro Histórico

Destaque 1 720 1000
16 de Fevereiro de 2019

O Centro Histórico encheu-se de vida e cor para dar início às comemorações oficiais dos 555 Anos de Bragança Cidade, a 16 de fevereiro. Depois de uma manhã dedicada ao desporto, às crianças e às tunas da cidade, o Município brindou os brigantinos com um espetáculo inesquecível.

A nona cidade mais antiga do país comemora 555 anos e iniciou as comemorações com um dia repleto e eclético, para todos os brigantinos.

A manhã iniciou com um Passeio Pedestre, onde cerca de 150 pessoas calcorrearam o caminho de 12km entre o centro da cidade e o Santuário de Santa Ana (em Meixedo), e um Passeio BTT, que contou com 80 betetistas, com passagem pelo mesmo Santuário e diversas aldeias do concelho, num total de 35km. Também no futebol feminino assinalámos o aniversário de Bragança cidade, com o jogo entre a Associação Desportiva de Paredes e Vale do Conde.

Enquanto decorriam as iniciativas desportivas, na Praça da Sé e na Praça Camões, decorreram as atuações das Tunas da Cidade (Tuna da Casa do Trabalho, Real Tuna Universitária de Bragança, Tôna Tuna e RaussTuna) e os voos gratuitos de balão de ar quente.

Já no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, o “Sábado” foi “de Encantar” para os mais pequenos, onde as cerca de 50 crianças presentes, acompanhados pelos pais, puderam divertir-se com diversas histórias de diferentes contadores, numa edição especial de “Contos Keres”.

A tarde foi preenchida com o espetáculo “Viver Bragança, 555 anos de Cidade”, uma iniciativa onde o palco foi, em exclusivo, dos brigantinos, com a atuação de 19 grupos locais: Coro do 2.º Ciclo do Conservatório de Música e Dança de Bragança, o Coro do 3.º Ciclo do Conservatório de Música e Dança de Bragança, a 53 Academia Cross Training, a Ghost Crew, o Coro do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, o Grupo “TuDanças” da ASCUDT, o Grupo Tan Tin, do Lar de S. Francisco, os Vira Bombos, da APADI, o Grupo Musical da Academia dos Santos Mártires, o Grupo AfroSamba, o “Move Your Body” - Grupo de Dança do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, o Rancho Folclórico do Centro de Educação Especial, da Santa Cas da Misericórdia de Bragança, o Grupo de dança HIP HOP e de Bellydance, do Clube Académico de Bragança, a Academia JDC, o 3XL - Grupo de Danças Avançadas do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, a Escola de Dança Pé de Dança e as Bandas Filarmónicas de Bragança, Izeda e Pinela. Estes últimos, além de uma arruada pelas ruas do centro histórico, deram o mote para um momento arrepiante, o “Cantar de Parabéns” onde, centenas de vozes, em uníssono, desejaram “muitos anos de vida” à sempre jovem cidade de Bragança.


No final, todos foram convidados a provar uma fatia de bolo de aniversário, confecionado pelos 14 pasteleiros da cidade.

 

Registo Fotográfico

 

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU