AVISO À POPULAÇÃO - Perigo de Incêndio Rural

Aviso 740x410 01 1 720 1000
26 de Março de 2019

Prevê-se um quadro meteorológico para os próximos dias caracterizado por tempo seco e aumento gradual da intensidade do vento, previsivelmente até à próxima quarta-feira (27 mar):

• Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% na generalidade do território do continente durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite;
  • Intensificação do vento a partir da noite de hoje, com o vento a soprar do quadrante Leste. Nas terras altas (acima 800 metros), o vento será moderado a forte (até 50 km/h) do quadrante leste, com rajadas até 80 km/h até final da manhã e a partir do final da tarde.
  • Temperatura máxima acima dos valores normais para a época do ano, a contribuir para onda de calor, com valores de 25ºC na região norte.

Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, com níveis Elevado a Muito Elevado.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

É recomendada, assim, a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.