(Re)descobriu-se o Mosteiro de Castro de Avelãs

18 de Abril de 2019

O Mosteiro Beneditino de Castro de Avelãs foi objeto, no dia 18 de abril, de uma visita muito especial, no âmbito das Comemorações do "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios". A iniciativa, que reuniu cerca de 250 pessoas na aldeia de Castro de Avelãs, foi coorganizada pelo Município de Bragança e pelo Museu Abade de Baçal (Direção Regional de Cultura do Norte), propondo a descoberta das particularidades e riqueza deste monumento histórico através de uma visita “contada e cantada”.

Neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, os visitantes do Mosteiro de Castro de Avelãs puderam participar numa visita “contada”, guiada pela Arqueóloga do Município de Bragança, Clara André, que contou, detalhadamente, a história daquele marco histórico do património transmontano.

Seguiu-se a visita “cantada”, um momento intimista com a participação dos músicos Rafael Madanços (órgão), Ricardo Afonso (voz) e Lara Semanas (guitarra).

Além da comunidade brigantina, esta ação teve como público-alvo a comunidade académica estrangeira do Instituto Politécnico de Bragança, com o objetivo de lhes dar a conhecer parte do património histórico do concelho. A iniciativa contou com a participação de cerca de 60 alunos do IPB.