Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Bragança: epicentro da literatura e do conhecimento

Desrt 1 720 1000
14 de Maio de 2019

O Festival Literário de Bragança (FLB) regressa, de 22 a 25 de maio, sob o mote "Cultura, Território e Identidade", confirmando a capital transmontana como importante marco de cultura, com a presença de diversos autores de referência da literatura nacional e atividades inovadoras.

Promovida pelo Município de Bragança, a 5.ª edição do FLB é, assim, já um evento de referência a nível nacional, que conta com a presença de diversos autores, como João Tordo, Nuno Amado, Bruno Vieira Amaral e Elisabete Neves, entre outros, incluindo, ainda, atividades diversas para miúdos e graúdos, do meio urbano e rural, mas também, e como principal novidade desta edição, sessões para reclusos dos estabelecimentos prisionais.

Pretende-se, assim, que o Festival Literário seja uma ferramenta de inclusão social, tanto no meio rural, onde se procura reforçar laços intergeracionais, através da leitura e do teatro, presentes na iniciativa “O Escritor vai à Aldeia”, como nos Estabelecimentos Prisionais, onde a leitura e a escrita se assumem como instrumentos de reflexão e uma ajuda para os reclusos, na iniciativa “Encontro com o Escritor”.
É através desta extensão do Festival Literário, que o Município de Bragança visa promover e consolidar hábitos de leitura e escrita, elevando o índice de literacia do Concelho, numa perspetiva de equidade de oportunidades.
Para as famílias, e para que a leitura possa marcar presença na rotina dos mais pequenos, acontece a iniciativa “Livros com Histórias à Solta”, que inclui o Minifestival do Livro Infantojuvenil.
Aos autores referidos anteriormente, juntam-se nomes como Maria João Fialho Gouveia, Tiago Salgueiro, Nuno Nepomuceno, João Morgado, a ilustradora Mafalda Milhões e o escritor Luís Osório, Ana Bárbara de Santo António, Daniela Costa, Paula Nisa e Caseiro Marques, entre outros, a quem cabe a missão de, junto do público escolar e civil, motivar para a leitura e para a escrita.
A Academia de Letras de Trás-os-Montes apresentará, ainda, a coletânea ROSTOS DE TERRA, reunindo mais de 50 textos de autores transmontanos, em português e mirandês.
Para o último dia, serão perpetuados os dez anos (2008-2018) do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com o lançamento dos catálogos que relatam uma pouco da história deste importante equipamento cultural de referência nacional.
O Festival Literário de Bragança é um projeto promovido pelo Município de Bragança, dinamizador de um concelho já reconhecido como “um território de elevada densidade cultural”.

Programa FLB 2019

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU