Tojal dos Pereiros será Monumento Natural Local

Des 1 720 1000
02 de Julho de 2019

Os afloramentos do Tojal dos Pereiros, inseridos na nova Área de Acolhimento Empresarial das Cantarias, vão ser classificados como Monumento Natural Local, segundo proposta aprovada, por unanimidade, em Assembleia Municipal, realizada a 26 de junho.

Trata-se de uma zona constituída por vários afloramentos rochosos denominados de Granulitos (rocha em que os seus minerais constituintes apresentam uma granulometria fina e homogénea).
Integram a categoria de “Locais com Interesse Geológico”, desde a elaboração do Plano Diretor Municipal em vigor e a categoria de “Bens com interesse natural não classificado", no Plano de Urbanização da Cidade. O Tojal dos Pereiros consta, ainda, do inventário de sítios com interesse geológico do Geoportal do Laboratório Nacional de Energia e Geologia e, em breve, passará a integrar o Inventário Nacional de Geossítios, na categoria de Terrenos Exóticos do Nordeste de Portugal.
Estes afloramentos rochosos, que se distribuem por três zonas distintas da Colina do Tojal dos Pereiros, são rochas de alto grau de metamorfismo, sendo que os granulitos se formam em situações simultâneas de elevadas temperaturas, entre os 700º e 800º e pressões intermédias e altas, que se podem encontrar na crusta continental a uma profundidade de 30 quilómetros, pelo que são raras as suas ocorrências à superfície da Terra.
Assim, estas rochas são a melhor forma de estudar a evolução geotectónica do planeta, bem como a composição da crusta continental ao longo da sua história.
Estima-se que estes afloramentos rochosos tenham uma idade de 1079 milhões de anos (método SM-ND) e sejam o testemunho de formação mais antigo do país.