Bragança constitui grupo de trabalho de turismo sustentável para Projeto Biourb NATUR

24 de Julho de 2019

Foi constituído, no âmbito do Projeto Biourb NATUR, um programa de cooperação transfronteiriça, um grupo de trabalho de turismo com vista ao desenvolvimento um plano de ações conjuntas para a promoção do turismo sustentável, integrando o conceito de turismo técnico-científico. A primeira reunião de trabalho aconteceu no dia 24 de julho, na Câmara Municipal de Bragança, e envolveu cerca de 30 entidades (públicas e privadas) do concelho nos setores do turismo e do desenvolvimento local.

“As questões relativas ao Turismo Sustentável são de elevada importância para o nosso território, dada as potencialidades que a natureza atribui à região”, sublinhou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a abertura da reunião, relembrando que “Bragança está localizada na Reserva da Biosfera - Meseta Ibérica e dá abrigo ao Parque Natural de Montesinho, dois atrativos de enorme valor”.

O Grupo de Trabalho de Turismo constituído tem como principal objetivo desenhar e desenvolver um plano de ações conjuntas para a promoção do turismo sustentável, complementando e integrando estratégias ou iniciativas de promoção turística desenvolvidas no âmbito da área do projeto por agentes do sector.

O Projeto Biourb NATUR enquadra-se no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, desenvolvido com o apoio da União Europeia, sendo cofinanciado pelo FEDER e pelo POCTEP, visando promover as soluções Bioconstrutivas para a reabilitação energética e construtiva de edifícios do setor terciário e em espaços naturais, assumindo-se como referências construtivas para o desenvolvimento de intervenções em contexto de espaços naturais.