Reabilitar as Zonas Industriais, melhorar o meio urbano e reduzir a pegada ambiental

20 de Setembro de 2019

Foram apresentadas, no dia 20 de setembro, as principais conclusões do Projeto Revitalização e Reabilitação Sustentável de Áreas Industriais Transfronteiriças Interligadas e Eficientes (REhab-Ind), uma iniciativa de cooperação entre Portugal e Espanha, financiado com fundos comunitários, com vista à reabilitação e descontaminação de zonas industriais, redução da poluição atmosférica e promoção de medidas de redução de ruído, melhorando, dessa forma, a qualidade de trabalho e de vida no meio urbano.

O Seminário Apresentação decorreu no Auditório Alcínio Miguel, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, que refere este projeto como “muito pertinente, tocando num ponto importante e que deve ser preocupante para todos os municípios e empresários, o ambiente”. “É uma preocupação constante do Município, que tem o bem-estar ambiental como critério fundamental nas mais diversas áreas, do urbanismo à mobilidade, e, também, nas relações transfronteiriças, com projetos já implementados e de sucesso em diversas vertentes”, referiu, sublinhando a “importância da missão deste projeto”. “Temos de, cada vez mais, nos posicionar para os desafios que a problemática ambiental nos vai trazer, num futuro cada vez mais próximo”, concluiu.

Além da apresentação dos resultados do projeto REhab-Ind, que englobaram tanto os modelos de avaliação como as auditorias e monotorizações ambientais, decorreu, ainda, um Workshop de Cooperação Industrial, com a apresentação de diversos casos de sucesso de cooperação transfronteiriça.