Bragança: cidade cultural

20 de Setembro de 2019

Duas exposições de elevada qualidade, mas completamente distintas, estão, desde o dia 20 de setembro, patentes em dois locais emblemáticos da cidade de Bragança: no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira e no Centro de Fotografia Georges Dussaud.

A mostra “O Têxtil na Arte” é uma extensão da Contextile 2018 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea e visa a promoção da arte têxtil contemporânea e o reconhecimento dos territórios de cultura têxtil, como o distrito de Bragança, que foi uma zona privilegiada de sericicultura e indústria têxtil.
A exposição, que pode ser visitada até ao dia 16 de novembro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, integra trabalhos de artistas, como Ana Fernandes, Carolina Sales Teixeira, Cláudia Melo (Menção honrosa na Contextile 2012), Colectivo XP, Isabel Quaresma, Joana BC, Krista Leesi (Prémio ASM 2018), Leni van Lopik, Luísa Ferreira, Rute Rosas e Xai.

Já “Património da humanidade na bacia hidrográfica do Douro”, Centro de Fotografia Georges Dussaud, dá a conhecer trabalhos da autoria do reconhecido fotográfico António Sá efetuados durante uma viagem “de mais de 800 quilómetros ou mais de 800.000 anos, entre a Pré-História dos achados da Atapuerca e a Idade Contemporânea dos vários edifícios do Centro Histórico do Porto”.