Apresentado o Plano Estratégico da AECT León-Bragança

Img 7870 1 720 1000
12 de Novembro de 2019

O Plano Estratégico de Cooperação Territorial e Desenvolvimento Sustentável do AECT León-Bragança foi apresentado oficialmente, no dia 12 de novembro, na Sala de Actos do Teatro Municipal de Bragança, tendo como principais pontos de ação a Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, o Turismo, a Cultura e o Desenvolvimento Social e Económico.

Este documento resultou de várias reuniões setoriais, em León e Bragança, com os stakeholders locais, empresariais e sociais, cujo contributo permitiu chegar a uma análise SWOT aprofundada e cuja análise ajudou a definir 25 projetos estruturantes e 5 transversais para as duas regiões. Trata-se de um plano essêncial para a submissão de candidaturas a financiamento comunitário, nomeadamente para o período de programação 2021-2027.

“Este é um plano importantíssimo tendo em vista a cooperação transfronteiriça e o desenvolvimento entre os dois territórios”, considerou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança e atual Presidente do AECT León-Bragança, que realça, além dos diversos pontos constantes no plano, as “vias de comunicação, da qual a ligação Bragança-Puebla de Sanábria-León é exemplo, como outro ponto estruturante para o desenvolvimento homogéneo das duas regiões e que está apenas pendente da vontade dos decisores centrais”.

O Plano Estratégico foi apresentado durante uma conferência de imprensa, que reuniu meios dos dois países, e que sucedeu à Assembleia Geral do AECT León-Bragança, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Presidente da Diputación de León, Eduardo Morán Pacios, do Deputado Delegado do Desenvolvimento Económico e Contratação de León, José Pellitero Álvarez, e de técnicos das duas instituições ibéricas. Nesta assembleia foram discutidos vários temas de interesse para o Agrupamento, nomeadamente ao nível do estado dos projetos conjuntos para o desenvolvimento dos dois territórios, incluídas no Plano Estratégico da AECT.

O Plano Estratégico do AECT Léon Bragança está disponibilizado no site http://www.aect-leon-braganca.eu/