I Seminário Internacional de Ciclismo e Cicloturismo

Destaque 1 720 1000
17 de Dezembro de 2019

“Hoje, fala-se muito de mobilidade e orgulhamo-nos de ser um Município que tem apostado na mobilidade sustentada, quer ao nível do uso de bicicleta, quer ao nível de transportes públicos”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a sessão de abertura do I Seminário Internacional de Ciclismo e Cicloturismo, por ocasião das comemorações dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo, no dia 17 de dezembro, na Escola Superior de Educação de Bragança.

O Município de Bragança, além de estar envolvido na promoção de eventos associados ao ciclismo, como a Volta a Portugal, Bragança Granfondo, Volta ao Nordeste em Bicicleta e diversos passeios em BTT, entre outros, está, atualmente, a construir mais de 20 quilómetros de ciclovias, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Bragança.
Instalou, ainda, 20 bicicletas elétricas na aldeia de Rio de Onor e no Centro Histórico, que podem ser utilizadas pelos cidadãos que pretendam visitar o território sem afetar os ecossistemas, e que se juntam às Xispas (implementadas em 2014) e às bicicletas do projeto IPBike (do qual o Município de Bragança é parceiro).
Durante a sessão de abertura do I Seminário Internacional de Ciclismo e Cicloturismo, o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, entregou um galardão ao Velo Clube de Bragança e à Associação de Ciclismo de Bragança.