552 anos de Bragança Cidade

Dest gif 1 720 1000
20 de Fevereiro de 2016

Bragança é, aos 552 anos, mais orgulhosa, mais dinâmica, mais inclusiva, mais unida, mais Bragança.

A 20 de fevereiro, Bragança celebrou 552 anos como Cidade, tendo o Município preparado um programa especial e dinâmico, que envolveu 17 grupos de música e dança de Bragança, num total de 450 cidadãos de várias idades, assim como toda a comunidade.

O dia começou cedo, com uma alvorada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Bragança, que percorreu as principais ruas do centro histórico. Um pouco por toda a Cidade, ouviu-se música de vários géneros, pelas três tunas académicas do Instituto Politécnico de Bragança (RTUB, RaussTuna e Tôna Tuna), pela Tuna do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, pela Escola de Gaiteiros e Tocadores da Lombada e pelo grupo de música popular “Terra Firme”.

O Município de Bragança, querendo envolver e levar as comemorações a todos, organizou momentos musicais na Unidade Hospitalar de Bragança, a cargo dos Jamfor4 e do Quarteto de Flautas do Conservatório de Música e Dança de Bragança.

Ao longo de todo o dia, a torre multiatividades do Exército, no Jardim António José de Almeida, e o balão de ar quente, em plena Praça Camões, por onde passaram cerca de 700 pessoas, foram alguns dos locais mais procurados pelos cidadãos.

Da parte da tarde, o hastear das bandeiras, no exterior do Teatro Municipal de Bragança, decorreu ao som das vozes do Coral Brigantino, que entoaram os hinos nacional e a Bragança, este último criado pela Orquestra Fervença.

Seguiu-se, depois, uma breve sessão solene, na Sala de Atos do Município de Bragança, em que usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e o Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Municipal, João Rodrigues.

As celebrações “passaram” depois para a Praça da Sé, onde mais de 1.000 pessoas assistiram ao espetáculo “Viver Bragança, 552 anos de cidade”, que contou com as atuações do coro 100 vozes do Conservatório de Música e Dança de Bragança, do grupo de Dança do Liceu 3XL, do Articulado de Dança do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, da Escola de Dança Pé de Dança e do Grupo de Dança do Clube Académico de Bragança, e onde todos os presentes cantaram os parabéns a Bragança ao som das Bandas de Música de Bragança - Bribanda e de Izeda.

As comemorações dos 552 anos de Bragança Cidade terminaram com a degustação do bolo comemorativo, confecionado por dez pasteleiros de Bragança, que  se uniram, pela primeira vez, num trabalho conjunto.