Bragança com segurança

21 de Março de 2016

O Conselho Municipal de Segurança reuniu, no dia 21 de março, na Sala de Atos do Teatro Municipal, onde o Comandante do Grupo Territorial da Guarda Nacional Republicana e o Comandante Polícia de Segurança Pública deram a conhecer alguns dados relacionados com questões de segurança no Concelho de Bragança.

Pela Guarda Nacional Republicana foram apresentados números, a partir dos quais se concluiu que, de 2014 para 2015, se verificou uma redução de 4,64% na criminalidade contra pessoas. Registou-se, no entanto, um aumento na criminalidade contra o património e o Estado.

Relativamente às questões de segurança no Concelho de Bragança apresentadas pela Polícia de Segurança Pública constatou-se uma diminuição no que toca à criminalidade denunciada e à criminalidade geral, sendo que a taxa mais baixa (de 2001 a 2015) se verificou no ano de 2015.

Registou-se, ainda, uma diminuição de 29% ao nível de Ocorrências e Vítimas de Violência Doméstica, de 2011 para 2015.

No Conselho Municipal de Segurança, além do Município de bragança, estiveram representados a Unidade de Saúde Pública, os Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal e Miguel Torga, a União das Freguesias Sé, Santa Maria e Meixedo, a GNR, a PSP, a ACISB, o NERBA, as forças políticas da CDU, PSD e Movimento Sempre Presente, o Ministério Público, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e os Bombeiros Voluntários de Bragança.