Município de Bragança investe 60 mil euros no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro

Dest vespa 1 720 1000
10 de Maio de 2020

O Município de Bragança investiu 60 mil euros no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro. Assim sendo, iniciaram-se, na semana passada, largadas do parasitoide Torimus Sinensis nos locais reconhecidos como principais focos da vespa das galhas do castanheiro existentes no Concelho, identificados durante trabalhos de levantamento e de identificação (contratados pelo Município de Bragança), efetuados no primeiro trimestre deste ano.

Consciente da importância da fileira da castanha para a economia local, estimando-se em 100 milhões de euros, e para o rendimento de muitas famílias brigantinas, o Município de Bragança tem investido no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro, tendo mesmo apresentado, em setembro de 2019, uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural - PDR2020, Medida “8.1.3 - Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos”, no montante de um milhão de euros, que, até ao momento, ainda não obteve qualquer resposta da parte do programa.