Passar para o Conteúdo Principal

PR9 - Os encantos dos “Quercus”: Percurso entre carvalhos, sobreiros e azinheiras

Pr9 1 720 1000

O percurso parte do centro da localidade de Sendas para Vila Franca, tomando o caminho florestal que contorna o Monte do Gato e desce para a Linha do Tua. Ao chegar junto do antigo apeadeiro de Vila Franca, toma-se o caminho da direita para o centro da aldeia. Segue-se então para Fermentãos, por um caminho paralelo à antiga linha de caminho-de-ferro. À saída da aldeia atravessamos a ponte romana sobre a Ribeira de Sendas, tomando então o caminho da esquerda que acompanha a ribeira para Sul. Sobe-se ao ponto mais alto do percurso, a 873 metros e aprecia-se a paisagem para os lugares já visitados. A descida para Sendas é feita sempre por caminhos florestais.
Pouco depois de passar a ribeira, chega-se a um ramal no qual se pode optar por continuar a caminhada para o Cabeço Pelado e visitar uma cascata ou voltar ao ponto de partida.
Se optar pelo caminho principal, volta a passar a ribeira, continuando por essa margem, durante cerca de 3km. Atravessa-se novamente a ribeira e é já na fase final do percurso que surge um pequeno desvio (250m) para visitar a cascata, conhecida como Caldeira de Piões.

 

Folheto

Ficheiro KMZ (Pode ser importado para o google maps ou para o google earth)

Ficheiro GPX (Pode ser importado para o aparelho GPS)

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU