Passar para o Conteúdo Principal

PR10 - Da Monumental Basílica de Santo Cristo de Outeiro à imponência do Rio Sabor

Pr10 1 720 1000

O percurso inicia-se na aldeia de Outeiro, junto à monumental Basílica Menor de Santo Cristo de Outeiro. Segue-se na direção da E.N. 218, que transpomos por uma ponte, iniciando-se aí a descida para o rio Sabor. Os primeiros 2 km são percorridos em área agrícola, mas à medida que se desce o Vale dos Pereiros, a paisagem muda e entre giestas, carrascos e estevas, começa a avistar-se ao fundo o rio Sabor e a ponte medieval de Grijó, que faz a ligação entre Outeiro e Parada.

Recomenda-se uma pausa para recuperar forças e apreciar a paisagem, pois o caminho que se segue é sempre a subir, até à aldeia de Paçó.

Ao alcançar o largo da Cruz de Cima, no centro da aldeia, o percurso dirige-se para sul, de regresso a Outeiro, inicialmente por caminho asfaltado e depois em zona agrícola, acompanhando uma pequena linha de água.

Já de volta a Outeiro, recomenda-se uma visita mais detalhada à aldeia (Igreja Matriz, Basílica Menor de Santo Cristo de Outeiro, pelourinho, antiga casa da câmara e cadeia) e às ruinas do Castelo no monte sobranceiro à aldeia.

 

Folheto

Ficheiro KMZ (Pode ser importado para o google maps ou para o google earth)

Ficheiro GPX (Pode ser importado para o aparelho GPS)

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU