Passar para o Conteúdo Principal

Rota de BTT

Po 1 720 1000

O percurso inicia-se em Bragança, no centro histórico da cidade, junto ao Castelo. Daí pode avistar-se a Serra de Montesinho, para onde nos dirigimos. A entrada no Parque Natural faz-se logo em Gimonde a 6km do início do percurso!

Já em Quintanilha encontramos o Rio Maçãs, rio fronteiriço com Espanha. Esta é uma zona repleta de antigos moinhos de água e azenhas. Continuando o percurso para Norte chegamos à aldeia de Rio de Onor, uma das últimas aldeias comunitárias transmontanas. Nesta aldeia fronteiriça ainda se partilham bens dentro da comunidade, como o forno comunitário, o gado ou mesmo as terras. A travessia do Rio de Onor faz-se através de uma Ponte Romana, após a qual seguimos para Sul em direção às aldeias de Varge e Aveleda. Novamente junto à fronteira, observamos o que resta do Complexo Mineiro de Portelo, agora inativo, mas que foi um dos mais importantes na extração de estanho do nordeste transmontano. Poucos quilómetros depois entramos na aldeia de Montesinho.

Não seria de admirar que aqui se avistasse uma águia-real, uma cegonha negra, um veado ou mesmo um lobo ibérico, ou não estivéssemos nós em pleno Parque Natural de Montesinho. Chegados à barragem da Serra Serrada estamos num dos pontos mais altos do nosso percurso rondando a cota dos 1300m.

Mais a sul, na aldeia da Portela pode visitar o Centro Interpretativo da Natureza e conhecer melhor a fauna e flora da região. Em cerca de 28km descemos praticamente 1000m de desnível, sendo que nos próximos 26km voltamos a subi-los, chegando ao Santuário da Sra. da Serra em plena Serra da Nogueira. Esta será provavelmente a parte mais exigente do percurso, mas a vista vale bem a pena.

Chegando a Izeda estamos no ponto mais a sul do percurso. Ao sair desta aldeia passamos por um notável olival, e dirigimo-nos para Coelhoso, onde pode contemplar um outro Complexo Mineiro: as Minas da Ribeira, com particular interesse na ponte que era usada pelos mineiros para chegar a Outeiro. Depois de passarmos por Grijó de Parada, Freixedelo e Alfaião chegamos novamente a Bragança, com cerca de 255km decorridos.

 

Folheto

 

FICHEIROS KML:


Track total:

Percurso_BTT


Track para 3 etapas:

1_-_Braganca_-_Montesinho

2_-_Montesinho_-_Rebordainhos

3_-_Rebordainhos_-_Braganca

Track para 4 etapas:

1_-_Braganca_-_Rio_de_Onor

2_-_Rio_de_Onor_-_Vilarinho

3_-_Vilarinho_-_Salsas

4_-_Salsas_-_Braganca

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU