Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

IV Encontro Literário da Lusofonia

Dest 1 720 1000
20 de Outubro de 2016

Decorreu, em Belém do Pará (Brasil), de 7 a 13 de outubro, o IV Encontro Literário da Lusofonia, que contou com a participação de uma delegação do Município de Bragança e da Academia de Letras de Trás-os-Montes, constituída pelo Presidente da Câmara Municipal, Hernâni Dias, o Presidente da Assembleia Municipal, Luís Afonso, o Vice-Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM), José Mário Leite, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Cristina Figueiredo, o Chefe da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social, Armindo Rodrigues, e os membros da Academia. João Cabrita e Fernando Calado.

A sede da Academia Paraense de Letras (APL) acolheu as cerimónias oficiais do evento (tendo a de abertura incluído uma conferência proferida pelo Dr. António Bacelar Carrelhas), e quatro debates literários sob os temas: “Litero-Musical – A Amazónia na Obra de Waldemar Henrique”, exposto por Sebastião Godinho e debatido com Maria Izabel Benone (APL) e Fernando Calado (Academia de Letras de Trás-os-Montes); “A Obra de Bruno Menezes”, por João Carlos Pereira e debatido com Ivanildo Alves (APL) e José Mário Leite (ALTM); “POESIA – A Obra de Fernando Pessoa”, por João Cabrita e debatido com Ernane Malato (APL) e Hernâni Dias (Presidente da Câmara Municipal); “Literatura Luso Brasileira – A Obra do Pe. António Vieira”, exposto por Fernando Calado e debatido com Nelly Cecília Rocha (APL) e João Cabrita (ALTM).

No dia 10 de outubro, teve lugar um encontro entre a comitiva de Bragança e elementos da Prefeitura Municipal, da Academia de Letras e Artes de Bragança do Pará e do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico do Pará, durante o qual se realizou a conferência “A Presença e a Influência Lusitana nos 400 anos de Belém”, pelo Presidente da Academia de Letras e Artes de Bragança do Pará, José Leôncio Ferreira de Siqueira, entre outras atividades de intercâmbio de experiências e conhecimentos.

IV Encontro Literário da Lusofonia coincidiu com a realização do “Círio de Nazaré”, uma das maiores festas religiosas do mundo, envolvendo mais de um milhão de pessoas unidas pela fé em Nossa Senhora de Nazaré. A comitiva teve a oportunidade de participar, ainda, no “Círio Fluvial”, uma procissão de barcos, durante a qual a imagem de N. Senhora de Nazaré transportada numa corveta da marinha brasileira, pela Baia do Guajará, e assistir às procissões da “Trasladação” e do “Círio”.

Foram, ainda, realizadas visitas ao Museu de Arte Sacra, à Catedral Metropolitana de Belém, ao Museu da Casa das Onze Janelas, onde foi apreciada uma exposição de arte contemporânea de artistas brasileiros, à Estação das Docas e ao Grémio Literário e Recreativo Português, com 149 anos de história, nomeadamente à excelente estrutura social e recreativa que disponibiliza aos seus 9 mil associados.

 

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU