Biocapacidade de Bragança é muito superior à média do País

29 de Outubro de 2018

Estudo inédito aponta que a Biocapacidade do concelho de Bragança está 110% acima da média nacional.

A sessão de apresentação da Pegada Ecológica e da Biocapacidade do município de Bragança decorreu ontem, no Auditório Paulo Quintela, e demonstrou as conclusões de um estudo, com dados referentes a 2016, que visa refletir sobre saldo entre a Pegada Ecológica e a Biocapacidade de cada território (a utilização dos seus recursos naturais e a capacidade de se regenerarem), alertando para os desafios locais e para a necessidade de inverter lógicas de consumo prejudiciais ao ambiente.

“É necessário começar a mudar hábitos para que a sustentabilidade do planeta não seja ameaçada”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a apresentação.

Os resultados apontam que a Biocapacidade do território brigantino correspondeu a 2,68 hectares globais (gha) por pessoa, ou seja, 110% acima da média nacional, tornando-nos credores neste indicador. Por sua vez, a Pegada Ecológica correspondeu a 4,01 hectares globais (gha) por pessoa, correspondendo a valores 2% acima da média de um cidadão nacional ou 8% acima da média da região de Terras de Trás-os-Montes.

A alimentação representa a maior fatia da Pegada Ecológica dos residentes do município (32%), seguida do sector dos transportes (20%). Responsável por esta Pegada elevada da alimentação está o consumo de carne (28%) e de peixe e outro pescado (26%). O consumo de proteína animal corresponde a mais de metade da Pegada da Alimentação de um cidadão de Bragança.

Este projeto pioneiro, envolvendo apenas 6 Municípios em todo o país, resulta de uma colaboração entre o Município de Bragança, a ZERO, a Global Footprint Network (GFN) e a Universidade de Aveiro, e pretende potenciar o papel do contexto local nos desafios nacionais e globais de sustentabilidade, através da aplicação duma ferramenta de avaliação e monitorização de sustentabilidade proposta pela GFN e reconhecida mundialmente.